Mundo

Assembleia Constituinte toma posse na Venezuela

Foto: Telesur


 
A Assembleia Nacional Constituinte tomou posse na Venezuela nesta sexta-feira (4). Os membros foram eleitos pela população no último domingo.
Anunciada pelo presidente Nicolás Maduro nas comemorações do 1º de Maio, a Assembleia tem 545 membros e foi apresentada como alternativa à crise política do país.
Delcy Rodíguez foi eleita presidente da Assembleia, Aristóbulo Istúriz tornou-se vice-presidente e Isaías Rodríguez, o segundo vice-presidente.
Fidel Vasquez foi eleito para o cargo de secretário, e Carolis Pérez como subsecretaria, nomes aprovados de forma unânime por todos os membros da Assembleia.
Leia também:
Venezuela: Perguntas e respostas sobre a Constituinte
Entenda para que serve a Constituinte
A direção jurou perante a Constituição manter a luta pela independência. “Juro defender a pátria de qualquer agressão e ameaça”, disse Delcy Rodríguez.

O objetivo principal da Assembleia, segundo o governo, é criar um espaço novo para o diálogo com os insatisfeitos. Durante toda a campanha, porém, a oposição convocou protestos, alguns deles violentos, e garante que Maduro não vai continuar governando.
Houve dois critérios de escolha dos deputados e deputadas constituintes, o territorial e o setorial.
Ao contrário do que afirmam os críticos, a Assembleia também não vai dissolver nenhum dos quatro Poderes do Estado venezuelano – Executivo, Legislativo, Judiciário e Eleitoral.
Não se trata de uma nova Constituição, mas de fazer mudanças legais para adicionar programas sociais.
 
 
 
 
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Rose Sardeiro says:

    Viva a democracia! Que a Venezuela possa resolver seus problemas internos sem a intromissão dos poderes imperialistas que estão de olho em seu petróleo. Que os outros países saibam respeitar os princípios que norteiam as relações internacionais como: a não Intervenção; a autodeterminação dos povos; independência nacional; e outros, para o caminho da paz entre os povos. Parabéns ao poder judiciário e as forças armadas da Venezuela que estão sabendo defender o seu país contra o golpe de Estado em andamento, pelo sentimento nacionalista e de grande patriotismo. Viva a resistência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *