Mundo

Governo do Irã nega que míssil derrubou avião ucraniano

O governo iraniano afirmou, na noite desta quinta-feira (9) que é impossível que um míssil tenha derrubado o Boeing ucraniano, na quarta-feira, logo após ele ter decolado no aeroporto de Teerã, matando 176 pessoas.

Num comunicado oficial, o Irã desmente a informação do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que disse ter informações de que foi um míssil iraniano derrubou o avião. Na manhã de hoje, o site da revista norte-americana Newsweek já tinha informado que, de acordo com um oficial do Pentágono e outro oficial de inteligência do Iraque, o avião da Ukraine International Airlines teria sido atingido pelo sistema de mísseis antiaéreos do Irã por engano.

Segundo a revista, o avião foi atingido por um sistema construído na Rússia, conhecido como Gauntlet. O The New York Times divulgou um vídeo que, segundo o jornal, sugeriria que o míssil teria derrubado o Boeing. Esse vídeo está sendo analisado por especialistas. Desde que o avião caiu, todas as hipóteses sobre o acidente foram levantadas. Segundo testemunhas, o Boeing estava em chamas quando caiu e que o piloto ainda tentou voltar ao aeroporto.

Notícias relacionadas