América⠀Latina

Cuba denuncia prisões e nega que organiza protestos na Bolívia

Eugenio Martinez Enriquez, diretor-geral para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, divulgou no início da noite desta sexta-feira (15), um documento denunciando as manipulações nas redes sociais, de informações que acusam cubanos de estar incitando a população boliviana a realizar protestos e manifestações no país.

Enriquez nega enfaticamente a participação de cubanos nos acontecimentos na Bolívia e informa que, nesta sexta-feira, a coordenadora da Brigada Médica Cubana na Bolívia, Yoandra Muro Valle, juntamente com o responsável pela Logística da Brigada, Jacinto Alfonso Pérez, foram presos.

Sem motivo algum, forças policiais invadiram o local onde os dois estavam e deram voz de prisão, sem nenhuma explicação. O documento divulgado por Enriquez, informa ainda que um veículo da Embaixada dos Estados Unidos – placa 28-CD-27 – estava, agora à noite, estacionado nas proximidades onde os cubanos estavam no momento da prisão.

Segundo o documento, funcionários cubanos que prestam serviços aos bolivianos estão sendo perseguidos no país desde o dia do golpe, e pedem que as autoridades bolivianas se pronunciem.

Veja a íntegra do documento divulgado agora à noite, em espanhol.

Notícias relacionadas