Mundo

Os EUA podem ser bons em matar terroristas, mas são ainda melhores em criá-los.

No fim de semana surgiram notícias de que o líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi foi morto em um ataque americano na Síria. Os EUA podem ser bons em matar terroristas, mas somos ainda melhores em criá-los. A invasão americana do Iraque levou à criação do ISIS. A presença contínua de tropas americanas no Oriente Médio, incluindo a morte de civis, cria um desejo de vingança. O mesmo acontece com o apoio dos EUA a regimes repressivos como a Arábia Saudita.

Publicado no Codepink

No momento, temos uma chance, na Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA), de enviar uma mensagem clara a Donald Trump de que estamos falando sério sobre o fim da guerra. Ao elaborar sua versão do NDAA, a Câmara aprovou emendas para interromper a guerra no Iêmen, impedir uma guerra com o Irã, bloquear a venda de armas para a Arábia Saudita e revogar a Autorização de Uso da Força Militar (AUMF) em 2002 contra o Iraque. Mas os republicanos no Senado planejam retirar todas essas disposições e, em vez disso, passar um NDAA “magro” com bilhões para o Pentágono e nada para abordar nossa política externa imprudente e destrutiva. Envie uma mensagem agora ao Congresso dizendo que eles devem garantir que as alterações 339, 270, 419, 473 e 35 sejam incluídas na NDAA final.

Não deve surpreender você quando Donald Trump diz que quer “acabar com as guerras sem fim”. Ele está mentindo. Trump veta projetos de lei para acabar com o apoio dos EUA à guerra no Iêmen porque ele quer continuar vendendo armas para os sauditas. Em maio de 2018, ele retirou-se do marco do acordo nuclear com o Irã, colocando os EUA à beira de outra guerra desastrosa no Oriente Médio. Ele continua a aumentar o enorme orçamento do Pentágono. E ele acabou de anunciar que as tropas dos EUA agora ficarão na Síria – não para proteger os curdos, mas para proteger os campos de petróleo. Ele até anunciou seu interesse em fazer um acordo com a ExxonMobil para extrair o óleo.

É hora do Congresso aprovar a lei. A Câmara expressou sua oposição à aprovação de um NDAA “magro” e ontem o senador Jack Reed, membro do ranking do Comitê de Serviços Armados do Senado, tuitou seu apoio às emendas do NDAA para acabar com a guerra no Iêmen. Mas estamos longe de ser claros: os democratas provavelmente capitularão. Isso significaria US $ 750 bilhões para o Pentágono, sem nenhuma responsabilidade por toda a morte e destruição que os EUA continuam a causar.

A versão aprovada pela Câmara da NDAA é uma rejeição clara e inequívoca de guerras inconstitucionais e sem fim. Como a NDAA é uma legislação obrigatória, é um dos poucos lugares em que podemos ter sucesso em mudar a política externa dos EUA. Se o Congresso aprovar o NDAA “magro”, permitirá que Trump continue com suas políticas externas imprudentes e destrutivas.

A hora de agir é agora. Para dizer ao Congresso: siga a vontade do povo e impeça que isso aconteça.

Rumo à paz!

(©) www.codepink.org

Notícias relacionadas