Brasil

Sonhando com a reforma

Os principais jornais do país estão ansiosos pela manchete “Uau! A reforma da Previdência foi aprovada definitivamente”

O Globo, fiel escudeiro da reforma, coloca na sua manchete principal de primeira página:

O jornal anuncia euforicamente a seus leitores que com isso a economia cai 76 bilhões de reais.

Na Folha:

O jornal, ao contrário do Globo, diz que a votação dos destaques parou, na calada da madrugada, após derrota do governo.

O Estadão recupera aquele estranho atentado ao presidente em Juiz de Fora e põe na manchete:

As manifestações em Hong Kong, que teve o primeiro baleado, ganharam destaque na Folha e no Estadão.

Estado de S.Paulo

Outros assuntos:

No Globo, o colunista Merval Pereira, incomodado com Lula desde 1980, diz que é risível comparar a prisão de Lula com a de Mandela. Cômico é Merval Pereira, aquele que escreveu no Globo que Lula tinha um plano para fugir do país e da prisão e ir morar no Uruguai.

Clique para ler

A crise no Peru na primeira página da Folha e do Estadão. O Globo ignorou a crise na sua vitrine, assunto que ocupou mais tempo na edição de ontem do Jornal Nacional.

A colunista de direita do Estadão, Vera Magalhães, diz como se não soubesse que é uma jogada: “Depois de um ano da campanha Lula Livre, petistas agora fazem romaria contra a progressão de regime”. Elementar, minha cara Vera Magalhães! Trata-se de uma manobra. Quer que o Nocaute desenha pra senhora?

Finalmente o jornal dos Marinho escreveu “Lula Livre” na primeira página. Quer dizer, escreveu mais ou menos, na charge de Chico Caruso, no pé da página.

Na capa da Ilustrada, o cancelamento de pelo menos seis projetos de cultura, despertam suspeitas de que governo e estatais estejam praticando censura.

O que mais temos?

Na capa do suplemento de ciência e medicina, do Le Monde, os males que o cigarro eletrônico pode causar.

A turma do semanário satírico francês Charlie Hebdo não perdoa nem os mortos. Na capa da edição que começou a circular hoje, a manchete para a ilustração do ex-presidente Jacques Chirac, morto na semana passada: “Chirac pega prisão perpétua”.

A semanal britânica The Guardian Weekly saiu hoje com duas capas diferentes, mas quase iguais. Numa, Donald Trump e, na outra, Boris Johnson. Ambos, farinha do mesmo saco.

Foi lançada hoje na Itália, uma revista bimensal chamada Ernesto Che Guevara. Só vai falar do guerrilheiro.

A capa da Piauí, que está fazendo 13 anos, relembra a capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que fez 50 anos em 2017.

E vamos ficar com a charge de Aroeira, acertando sempre na mosca.

Notícias relacionadas