Brasil

Maluf é condenado pelo STF a sete anos de prisão

O deputado federal Paulo Maluf PP-SP foi condenado por lavagem de dinheiro a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. A decisão é da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi anunciada nesta terça-feira (23/5).
A pena deve ter início em regime fechado. Maluf também foi condenado à perda de mandato, mas esta decisão depende da Câmara dos Deputados. Ele também será proibido de disputar novas eleições por conta da Lei Ficha Limpa.
O STF não decidiu pela execução imediata da pena. A defesa já anunciou que entrará com recurso para tentar reverter a decisão. Depois de julgados os recursos, se mantida a decisão, é que o deputado será preso.
Votaram pela condenação os ministros Edson Fachin (relator), Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. O único a votar pela absolvição de Maluf foi o ministro Marco Aurélio Mello, alegando considerar que o crime imputado a Maluf já perdeu a validade.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Maluf de ter desviado de recursos de obras da avenida Água Espraiada, construída durante seu segundo mandato na Prefeitura de São Paulo (1993-1997). O que diz a acusação é que o deputado teria ocultado a origem e natureza de recursos ilícitos por meio de transferência de valores envolvendo contas bancárias de fundos de investimentos.
Uma das evidências usadas no processo contra ele foram movimentações bancárias de US$ 15 milhões entre 1998 e 2006 em contas na ilha de Jersey, paraíso fiscal. Essa ação penal foi aberta em 2011 e tem 11 acusados – incluindo Maluf e familiares.
Maluf está em seu quarto mandato, o terceiro consecutivo. Já foi governador do estado de São Paulo (1979-1982), prefeito biônico de São Paulo (1969-1971) e prefeito eleito (1993-1997).
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Parece que ninguém tem notícias de que a República tem uma Receita federal, ministérios, policiais federais, é uma cadeia de órgãos supostamente CoNTROLADORES de movimentação financeira, os quais estão dormindo? São coniventes? São incapazes?! São omissos?! Ou são participantes dos conluios? Afinal pra quê servem, pra incomodar quem não declara uma receita médica? Suas existências serão úteis a nação?!?!?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *