Brasil

Como começou a quarta-feira, 4

Começou com o presidente da República soltando labaredas, com o seu linguajar habitual. Chamou Sergio Moro de ingênuo, Paulo Guedes de chucro e João Doria de ejaculação precoce.

A entrevista foi pra manchete da Folha:

Este é o presidente que a maioria dos brasileiros elegeu e sua deselegância de todos os dias.

No Estadão:

O clima entre Paulo Guedes e Jair Bolsonaro começa a estremecer. Lembram que ele era o Posto Ipiranga, solução para todos os problemas?

No Globo:

O jornal conservador fala em “negociação costurada”.

Antes de mergulharmos nos outros assuntos, uma nota triste, ao amanhecer: A morte do sambista Elton Medeiros, aos 89 anos.

A prisão de Anthony & Rosinha ganhou uma micro chamada apenas na primeira página do Globo (“Casal Garotinho é preso, acusado de corrupção”), já que eles foram governadores eleitos pelos cariocas. Só isso. Nada na primeira página da Folha, sequer do Estadão.

Ainda no Globo, uma chamada que merecia mais destaque:

O premier britânico Boris Johnson, que quer aprovar o Brexit na marra, derrotado no Parlamento, também foi destaque nas primeiras páginas dos nossos jornais.

Está também nas primeiras páginas, a obsessão de Bolsonaro com a “ideologia de gênero”.

Como não falávamos de Merval Pereira há dois dias, vamos lá. O colunista de O Globo aparece hoje na página 2, indignado com essa história de Haddad e Bolsonaro serem os nomes fortes para a disputa presidencial em 2022, segundo o Datafolha. Só faltou ele escrever: “Gente, precisamos eleger um tucano para essa polarização acabar”. Não escreveu, mas certamente deve ter pensado.

Clique para ler na íntegra

A guerra entre milícia, polícia e comunidades cariocas continua e está na foto de um ônibus incendiado na primeira página do Globo.

Na entrevista com Bolsonaro, na Folha, a foto do presidente Bolsonaro chamando o governado paulista de “ejaculação precoce”, pode ser apenas uma coincidência e não uma brincadeira.

Entre uma metralhada e outra, vale registar que Bolsonaro disse, na entrevista, que Joice Hasselmann, líder do seu partido, “está com um pé em cada canoa”. Dizem que ela é uma “forte candidata” à prefeitura de São Paulo. Os motivos? Cartas para a redação.

Por falar em carta para a redação, abrimos espaço para o leitor Marcos Teixeira de Souza, de Barra Bonita, que escreveu pra Folha:

Nos jornais americanos, o furacão Dorian ganha as primeiras páginas dos grandes jornais.

Na Grã-Bretanha, Boris é a notícia do dia.

Na primeira página do alemão Süddeutsche Zeitung, o assunto ainda é a Amazônia em chamas.

Na capa da revista espanhola Cambio 16, que era semanal e agora mensal, o meio ambiente é o assunto principal.

Uma notícia boa, nesses tempos modernos, sem poesia, onde os jornais e revistas de papel vão desaparecendo, a revista mensal italiana Poesia chega ao seu número 351.

A triste história do jovem chicoteado por roubar quatro barras de chocolate num supermercado, virou cartum do grande Benett.

Notícias relacionadas