Brasil

Juiz da Lava-Jato bloqueia 78 milhões de Lula, dinheiro que o ex-presidente diz não ter

Atendendo a um pedido do Ministério Público, o juiz Luiz Antônio Bonat, responsável pela Lava-Jato em Curitiba, determinou o bloqueio de 77,9 milhões do ex-presidente. A assessoria de Lula já reagiu, afirmando que ele nunca teve esse patrimônio.

O Ministério Público Federal diz que Lula comprou um terreno por 12 milhões, onde supostamente seria construído o Instituto Lula, além de um apartamento em São Bernardo do Campo, no valor de 504 mil.
O valor do sequestro pegou como base o valor total correspondente às propinas supostamente – é bom frisar que, supostamente – foram oferecidas pela Odebrecht em oito contratos com a Petrobras.

Leia abaixo, a nota divulgada agora à tarde pela assessoria de Lula:

“O ex-presidente Lula não tem e nunca teve patrimônio sequer aproximado da quantia de R$ 78 milhões que o juiz da 13a. Vara Federal de Curitiba determinou bloquear. A Lava Jato sabe muito bem que se trata de grosseira falsidade, pois seus procuradores e a Receita Federal fizeram uma devassa arbitrária e ilegal nas contas de Lula, de sua família, da empresa LILS Palestras e até do Instituto Lula, sem encontrar 1 centavo obtido ilicitamente. Lula sequer foi acusado de receber tais valores. A decisão do juiz é ilegal e abusiva. Seu único resultado é produzir manchetes enganosas, associando o nome de Lula a uma quantia astronômica, como fez a Lava Jato em outros episódios. O ex-presidente já teve seus bens bloqueados em valores muito acima dos definidos pelo STJ. O bloqueio sem fundamentação jurídica é mais uma medida de perseguição política para inviabilizar o sustento de Lula, sua família e sua defesa. A defesa irá recorrer de mais essa violência.”

Notícias relacionadas