Brasil

Vídeo pornô exibido por Bolsonaro quebra o decoro e envergonha o Brasil

Um vídeo pornográfico, gravado anonimamente e replicado por Jair Bolsonaro nas redes sociais, ridiculariza o presidente na mídia internacional. Segundo juristas e políticos, trata-se de uma visível quebra de decoro que pode submeter o ex-capitão a sanções penais e até a seu impeachment.

Jair Bolsonaro compartilhou na noite desta terça-feira (5) um vídeo em que dois foliões do Blocu, em São Paulo, praticavam o fetiche chamado de “golden shower” (chuva dourada, que envolve o ato de urinar no parceiro ou na parceira) ao ar livre. Bolsonaro justificou a publicação do vídeo dizendo que era preciso “expor a verdade” sobre o que têm “virado muitos blocos de rua”.

De acordo com o jornal O Globo, especialista atentam que a publicação de Bolsonaro, contendo atos obscenos, configura quebra do decoro e pode justificar um processo de impeachment. A lei 1.079 de 1950, que define os crimes de responsabilidade do presidente da República, afirma que é crime contra a probidade na administração “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”.

Logo após a publicação do vídeo o ex-capitão ganhou as capas da imprensa internacional. De acordo com o DCM, o jornal britânico “Mirror” enfatizou que o vídeo é impróprio para menores de idade e “muito obsceno”, enquanto o “Independent” destacou a pergunta que Bolsonaro postou nesta quarta-feira, sobre o significado de ” golden shower “.

A tentativa de relacionar obscenidade e Carnaval saiu pela culatra. Além de ser passível de um pedido de impeachment, a divulgação do vídeo na conta do presidente eleito pode ser entendida como uma violação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já que Bolsonaro possui seguidores de todas as idades e crianças ou adolescentes podem ter assistido aos atos obscenos.

Paulo Pimenta, deputado federal pelo Partido Dos Trabalhadores (PT), cogitou, em sua conta no Twitter, pedir um teste de sanidade mental em Jair Bolsonaro.

“Não podemos descartar a possibilidade de solicitar um teste de sanidade mental. O país pode estar nas mãos de uma quadrilha, além de envolvida com corrupção e milícias, chefiada por um psicopata que nos levará ao caos. A conta dele deve ser banida imediatamente pelo Twitter!”

“É bizarro. É gravíssimo. Bolsonaro descontrolado reage as manifestações contra ele em todo Brasil e pública vídeo para detonar o carnaval. Expõe o país no mundo, propaga o preconceito e quebra as regras do Twitter. É urgente analisarmos ainda hoje as medidas a serem adotadas”, publicou o parlamentar.

Notícias relacionadas