Brasil

Josué Alencar, o coringa do acordo de Alckmin com o Centrão

Ainda é incerta a parceria entre Geraldo Alckmin (PSDB) e o empresário mineiro, filho de José Alencar. Josué é cotado para vice do ex-governador paulista na disputa presidencial. No entanto, Alencar se encontra hoje com o governador de Minas Gerais, para uma possível aliança para a vaga de vice-governador na chapa de Fernando Pimentel.

Nesta segunda-feira (23), Josué Alencar (filho de José Alencar, que foi vice de Lula) se reúne com o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). O empresário vai se encontrar, também hoje, com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

O nome de Josué foi sugerido para ser o vice de Geraldo Alckmin à Presidência da República como forma de juntar o Centrão à campanha de Alckmin. Segundo o jornal Valor, o ex-governador aceitou na hora a indicação. Basta saber se o empresário irá fechar com Alckmin.

Ainda segundo noticiou o jornal Valor, o governador mineiro, Fernando Pimentel, pode fechar nesta segunda-feira (23) um acordo com o PR que resultaria no nome do empresário Josué Gomes para a vaga de vice-governador na chapa de Pimentel. Na verdade a aliança Pimentel-Josué já vinha sendo cozinhada desde a primeira semana de abril, quando o filho de Alencar se filiou ao PR.

Em nota divulgada na última sexta-feira (20), Josué, que se encontrava fora do Brasil, mantém a dúvida “Creio firmemente que uma coligação deva estar baseada em programas e ideias que projetem os rumos a serem seguidos pelo Brasil. Recebi com responsabilidade essa possível indicação. Agradeço a confiança que as lideranças depositam em meu nome. No meu retorno, procurarei inteirar-me dos encaminhamentos feitos pelos partidos, para que possa tomar uma decisão”.

O filho de José de Alencar é respeitado no meio empresarial, conhecido por ter conduzido com talento e seriedade a Coteminas ao longo das últimas duas décadas. Assumiu o cargo de superintendente geral da empresa em 1996, sucedendo seu pai. O grupo tornou-se o maior no setor de cama, mesa e banho do Brasil, e ocupa 35% do mercado.

Assim como o pai, o empresário de 54 anos mantém gosto pela política. Em 2014, Josué Gomes se candidatou a senador pelo MDB, perdeu para Antonio Anastasia (PSDB), apesar de ter obtido pouco mais de 3,6 milhões dos votos válidos (40,18% do total).

Para Alckmin a aliança com o empresário mineiro cairia como uma luva. O paulista tem pesquisas que indicam a impossibilidade de sua vitória sem a maioria dos votos mineiros. As mesmas sondagens também revelam que ele não teria nenhuma chance em Minas, já que teria que carregar dois defuntos pesados: além de Temer, Aécio Neves.

É provável que ainda esta semana se dê o desenlace dessa história.

Leia também:

Minas Gerais pode melar o acordo de Alckmin com o Centrão

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *