Brasil

Greve dos caminhoneiros mostra absurdo da política de preços da Petrobras


Por Carlos Frederico Rocha, do Instituto de Economia da UFRJ
A crise dos caminhoneiros vem mostrar o absurdo que é a política de preços adotada pela Petrobras. A política de preços da Petrobras toma como única referência o mercado internacional. Então o preço do diesel no Brasil é definido pelo preço negociado no mercado internacional. Será que é sempre assim?
Não, a maior parte das empresas internacionais tem políticas de preços alternativas a essa. Então não é verdadeiro que, se não adotar a política de preços do mercado internacional, estaremos desviando de processos de formação de preços de algum nível de eficiência.
E a política de preços ainda cria duas instabilidades: a primeira instabilidade é criada pela volatilidade dos preços do petróleo do mercado internacional. A segunda, pela taxa de câmbio.
Então qual foi a solução dada por esse governo à crise dos caminhoneiros? A solução foi a criação de um subsídio ao diesel. E de onde sairão esses recursos? De setores como saúde, educação, ciência e tecnologia, políticas sociais.
Então estamos financiando combustíveis com recursos que deveriam ser destinados a atividades muito mais nobres. E o que é pior: parcela dos derivados de petróleo é importada. 25% do nosso diesel é importado. Isso significa que estamos simplesmente financiando empresas no exterior.
E essa política de preços é tão absurda que não precisava ser assim. Como era antes do senhor Pedro Parente assumir a presidência da Petrobras? O Brasil produz petróleo e exporta petróleo. O que o Brasil fazia era pegar o petróleo necessário para seu consumo, levar para as refinarias da Petrobras e depois levar para os postos de gasolina.
E como isso é feito agora? Pegamos o mesmo petróleo produzido pela Petrobras e enviamos para o exterior. E depois importamos o diesel. No entanto, as refinarias da Petrobras estão com capacidade ociosa. Elas poderiam estar produzindo mais e não estão porque Pedro Parente quer garantir a política de preços internacionais.
Isso está equivocado. Traz prejuízos ao país e inclusive aos acionistas da Petrobras. A Petrobras poderia ter ganhos de escala se usasse as próprias refinarias. Então a pergunta é: para que manter a política de preços da Petrobras?

Reivindicação central dos caminhoneiros deveria ser "Fora, Pedro Parente"

Está em curso um golpe dentro do golpe


Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Mais uma vez, se vocês realmente têm amor à democracia, não em,b arquem nesta canoa furada, não caiam nesta fiúza, não tentem se apossar de uma pauta que não vai funcionar e, caso funcionasse, seria o fim da esquerda no Brasil por bom tempo. Em primeiro lugar, os caminhoneiros não estão nem aí para a CUT e quejandos, e há grupos dentro deles que a rejeitam liminarmente e não a querem ver associada a eles. Por trás desta “greve” há, na verdade, uma tentativa de golpe de estado – desejado por grupos de extrema direita e alguns sites ditos “jornalísticos” (alguns mesmo associados a empresas financeiras) que só querem usá-la para tentar forçar uma intervenção militar que atinja o Executivo, o Legislativo e o STF, bem como altas astronômicas do dólar – de mãos dadas com um locaute gerado por patrões inescrupulosos, Ou seja, caso ela vingue, não vai ser só o governo que cai, mas sim todos os três poderes e o país vai parar na mão de brucutus e hidrófobos entre cujas primeiras providências estará, garanto, a eliminação das esquerdas, seja por censura seja por métodos conhecidos e que ninguém em sã consciência deseja.

  2. Avatar
    Elson de Mendonça Ribeiro says:

    Zé , deixa de cagaço. Quem tem medo de cagar não come ! É hors de ir à luta e conseguir mudar a politica de preços e de destruição da Petrobrás!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *