Brasil

Gilmar Mendes vota a favor de Lula e chama imprensa de “chantagista”

Ao conceder um voto favorável ao habeas corpus do ex-presidente Lula na votação do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes criticou a cobertura da imprensa.
“Eu já estou aqui há 15 anos e já vi quase de tudo. Nunca vi uma mídia tão opressiva como aquela que tem se feito nesses anos”, disse o magistrado.
Gilmar disse que a imprensa é chantagista e citou uma reportagem da Folha de S. Paulo sobre os 88 dias de férias a que têm direito os ministros do STF: “Temos de acabar com esses feriados do Judiciário. Temos de acabar com as férias em dobro. Temos de acabar com penduricalhos, com auxílio-moradia, com o diabo. Mas não mediante chantagem. É como se dissessem: ‘se vocês se comportassem a gente não publicaria isso, mas como não estão se comportando…’ Não dá. Num regime democrático isso não se pode fazer…”
O juiz também lembrou um vídeo publicado pelo jornal O Globo no qual Gilmar é hostilizado por duas mulheres em Lisboa. “‘Veja o que fizeram com ministro Gilmar Mendes, o que você faria?’, dizia. É preciso dizer não a isso. A mídia quer esse ou aquele resultado, é melhor nos demitirmos e irmos para a casa. Eu não sei o que é apreender sentimento social. É o sentimento da mídia.”
Gilmar votou a favor da aplicação da pena após condenação em segunda instância em julgamento do STF de 2016, mas agora mudou de opinião: “Por que que estou mudando de posição? Porque isso resulta numa total injustiça. Se já temos uma justiça com várias falhas, a criminal por si só é extremamente falha. As prisões automáticas empoderam um estamento que já está mais que empoderado. O estamento dos delegados, dos promotores, dos juízes”.

Acompanhe o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula no STF

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *