Mundo

Ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, é detido por polícia alemã

Neste domingo (25), Carles Puigdemont ex-presidente da Comunidade Autônoma da Catalunha foi detido pela polícia alemã. Puigdemont estava foragido da Justiça espanhola desde que declarou a independência da Catalunha.
Na sexta-feira passada, o ex-presidente foi acusado formalmente pelo Supremo Tribunal da Espanha por rebelião, crime cuja a pena pode chegar a até 30 anos de prisão. A ordem de detenção europeia foi expedida para todos países-membros do bloco econômico.
O líder separatista é processado também pelos desvios de fundos públicos em relação ao processo de independência iniciado na Catalunha em 2017.
Relembre, através do nosso playlist, a cobertura do Nocaute no referendo separatista: Catalães decidem seu destino
Puigdemont havia se exilado na Bélgica e recentemente viajou a Finlândia, de onde retornava. Foi detido em um carro enquanto cruzava a fronteira entre a Dinamarca e a Alemanha.
Por hora não existe detalhes sobre os procedimentos de extradição. Contudo, a Alemanha é o aliado mais próximo do governo do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Angela Merkel, chanceler alemã, defendeu todas as medidas da Espanha contra o movimento separatista catalão, incluindo a ordem de dissolução do governo regional e a destituição do governo de Puigdemont. Tudo indica que será uma questão de tempo até que Berlim extradite Carles Puigdemont.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *