Mundo

Duelo Merkel X Bolsonaro: Presidente diz que Alemanha tem muito o que aprender com o Brasil

Ao desembarcar no Japão, Bolsonaro respondeu à chanceler alemã dizendo que o Brasil não está indo à reunião do G-20 para ser advertido. A briga está apenas começando.

Algumas horas depois de Ângela Merkel ter dito que está preocupada com o que está acontecendo no Brasil de Bolsonaro, classificando de “dramática” nossa situação no quesito direitos humanos e meio-ambiente, Bolsonaro respondeu ao seu modo.

Talvez tenha sido nas muitas horas de voo até Tóquio, que Bolsonaro formulou sua resposta, porque sabia que os jornalistas iriam perguntar sobre a declaração da chanceler alemã. Bolsonaro foi rápido no gatilho, bem ao seu jeito, curto e – literalmente – grosso.

O presidente brasileiro disse que a Alemanha tem “muito a aprender” com o Brasil sobre meio ambiente, acrescentando que ” a indústria deles continua sendo fóssil, vem parte do carvão. E a nossa não.”

Merkel havia sido questionada pela deputada do Partido Verde – partido muito atuante na Alemanha -, Anja Hajduk, sobre as negociações com o Mercosul.


Merkel disse que no G-20, terá a oportunidade de saber exatamente qual é a política de Bolsonaro. “Eu, assim como você, vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro. E a oportunidade será utilizada, durante a cúpula do G20, para falar diretamente sobre o tema, porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil”, respondeu Merkel.
Vamos aguardar o embate, quais são as armas do ex-capitão para enfrentar Merkel e defender o país do desmatamento e da liberação de agrotóxicos proibidos em vários países.

*Com informações da BBC Brasil e DW Brasil

Notícias relacionadas