Mundo

CIA tem gravação de príncipe saudita pedindo para “silenciar” o jornalista assassinado, diz imprensa turca

A CIA, órgão de inteligência dos EUA, tem a gravação de um telefonema no qual o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, dá instruções para “silenciar Jamal Kashoggi o quanto antes”, segundo informações do jornal turco Hurriyet Daily News.

De acordo com um colunista da imprensa da Turquia, a diretora da CIA Gina Haspel havia “sinalizado” a existência da gravação.

Segundo o colunista, a conversa teria acontecido entre o príncipe Mohammed e seu irmão, o embaixador saudita em Washington.

As informações da imprensa turca foram divulgadas pelo Haaretz, o principal jornal de Israel, e pela agência Reuters.

Em meio a pressões para os EUA sancionarem a Arábia Saudita pelo assassinato do jornalista Jamal Kashoggi, o presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou a Arábia Saudita nessa quarta-feira (21) por ajudar a reduzir os preços do petróleo.

“Os preços do petróleo estão caindo. Ótimo! Como um grande corte fiscal para os Estados Unidos e o mundo. Aproveitem! 54 dólares, estava 82 dólares. Obrigado Arábia Saudita, mas vamos reduzir mais”, escreveu Trump pelo Twitter.

Na terça-feira, o presidente dos EUA se comprometeu a continuar sendo um “parceiro firme” da Arábia Saudita, mesmo após dizer que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pode ter sabido do plano para assassinar Khashoggi no mês passado. A CIA acredita que a morte de Khashoggi foi ordenada diretamente pelo príncipe herdeiro.

Com parlamentares norte-americanos pedindo por sanções mais rígidas, Trump disse que não irá cancelar acordos militares com o reino. O presidente disse que essa seria uma medida “tola”, que só beneficiaria a Rússia e a China, competidoras dos Estados Unidos no mercado de armas.

Diversos parlamentares, incluindo alguns colegas republicanos de Trump, criticaram duramente seu posicionamento.

*Com informações da Reuters

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.