Mundo

O mundo rejeita bloqueio contra Cuba. Dos 192 países da ONU, só dois votaram “não”: Estados Unidos e Israel

A Assembleia Geral da ONU rechaçou a tentativa dos Estados Unidos de criticar o histórico dos direitos humanos em Cuba e condenou, pelo 27º ano consecutivo, o bloqueio americano contra a Ilha.

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira (1), com o apoio de 189 dos seus membros uma nova resolução que pede o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos os EUA a Cuba há meio século.

Apenas os Estados Unidos e Israel votaram a favor da continuidade do bloqueio. Nenhum país se absteve.

Está é a vigésima sétima vez consecutiva que a comunidade internacional vota pelo fim do bloqueio no principal órgão deliberativo das Nações Unidas – desde 1992 os países membros da ONU se posicionam, em sua maioria, contra o bloqueio. A votação deste ano foi marcada por oito emendas apresentadas pelos Estados Unidos que condenavam a falta de liberdade na ilha. A tentativa não contou com o apoio de nenhum dos países membros.

Diplomatas de vários países, em nome de organizações globais e regionais, defenderam a suspensão do bloqueio e criticaram seu impacto no desenvolvimento sócio-económico de Cuba. Também defenderam que o bloqueio é uma violação dos direitos humanos do povo cubano, pois dificulta a relação do país com o resto do mundo.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, foi enfático em seu pronunciamento:

“Cuba está disposta a discutir direitos humanos e desenvolvimento sustentável em qualquer órgão, momento e sobre todos os temas existentes na agenda. Cuba incentiva o diálogo e a cooperação sobre estas questões.

O governo dos EUA é o que estabeleceu ditaduras militares e organizou golpes sangrentos. Causou milhões de mortes, de pessoas inocentes e ondas de refugiados. Seu governo usou execuções extrajudiciais.

Por isso, o governo dos EUA não tem autoridade moral para criticar Cuba ou qualquer um em direitos humanos. Rejeitamos a manipulação repetida destes fins políticos e padrões duplos que o caracterizam

Este ano, a representação americana apresentou oito alterações no bloqueio que deveriam ser votados na Assembléia Geral da ONU. Todas os pontos da emenda foram rejeitados pela maioria da comunidade internacional”, concluiu.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    O que e necessario para estes dois paises que somente falam em ditadura e que a prticam mundo afora.
    Os direitos humanos sao diariamente desrespeitados na Cisjordania,Afeganistao e muitos outros lugares, sem dizer que 500 mil crianças morreram de fome apos a invasao do Iraque pelos brutamontes americanos.
    Parabens aos 189 paises que votaram contra estes dois parias mundiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *