América⠀Latina

Trump ameaça mandar 5000 soldados para conter caravana de migrantes centro-americanos

Os Estados Unidos estão preparando o envio de 5 mil soldados à fronteira com o México para deter a entrada de uma caravana de migrantes da América Central que buscam asilo no país, segundo informações do jornal The Wall Street Journal.

O número – equivalente a um terço dos agentes aduaneiros que atuam na fronteira – é muito maior do que a estimativa original de 800 soldados.

Há vários grupos de migrantes em movimento rumo aos Estados Unidos. Segundo a Folha de S. Paulo, mais de 300 salvadorenhos se reuniram e deixaram a capital nesse domingo (28). Outro grupo, da Guatemala, reunia mais de mil pessoas antes de se fragmentar. Um grupo maior, estimado em 7.000 mil pessoas, deixou Honduras no dia 13 de outubro e agora está no sul do México.

Na semana passada o presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu em uma rede social: “Àqueles na Caravana, deem a volta, nós não vamos deixar pessoas entrarem nos EUA ilegalmente. Voltem a seu país e, se vocês quiserem, peçam cidadania como milhões de outros estão fazendo!”

Também na semana passada, afirmou que havia “criminosos” infiltrados na caravana.

O presidente já ameaçou cortar a ajuda à América Central e fechar a fronteira com o México. Segundo o jornal The Washington Post, ele também avalia proibir imigração e refúgio para centro-americanos, a exemplo do que foi feito no ano passado com países de maioria islâmica.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *