América⠀Latina

Cuba comemora ausência de transmissão local de Covid-19 pela primeira vez em quatro meses

Boletim da evolução da pandemia de Coronavírus no Brasil e nos 25 países mais afetados. Atualizado todos os dias às 20hs, junto com os dados do dia anterior, para efeito comparativo.

Covid-19 no Brasil e no mundo – 19 Julho 2020

Cuba comemora ausência de transmissão local de Covid-19 pela primeira vez em quatro meses. Francisco Durán, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública de Cuba, anunciou neste domingo que a maior parte do país passou para a fase final de controle da pandemia – com a retomada de atividades, com uso de máscaras e distanciamento social, pois nenhum novo caso foi reportado nas últimas 48 horas. Apenas alguns casos de Covid-19 foram relatados em Cuba na última semana, todos em Havana.

A maior parte da Ilha de 11,2 milhões de habitantes está livre da doença há mais de um mês. Os 2,2 milhões de moradores da capital permanecem na primeira fase de três estágios de reabertura: podem usar transporte público e privado, ir à praia e outros centros de recreação e realizar viagens à beira-mar.

Fortemente dependente da indústria turística internacional, Cuba abriu um grupo de resorts para turismo externo – mantendo neles, no entanto, o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.

O robusto sistema de saúde cubano, integralmente gratuito, permitiu ao país atravessar a pandemia com segurança e manter o número de infecções abaixo de 2.500 contaminados e 87 mortes no total, uma das mais baixas taxas de mortes por milhão. O país recebeu altas notas da OMS e da comunidade científica internacional pela forma como informou e conduziu a luta contra a pandemia.

Visão diária dos principais indicadores da pandemia pelo mundo

Os três países com as maiores taxas de letalidade (relação entre casos confirmados e mortes) são Reino Unido com 15,3% (para cada 1.000 infectados, 153 vão a óbito), Itália (14,3%) e França (14,2%).

Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de novos casos são Estados Unidos (83.385 novos casos), Índia (39.065) e África do Sul (26.734); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de casos em relação ao dia anterior são África do Sul (7,9%), Colômbia (4,7%) e Índia (3,8%).

Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de mortes são Estados Unidos (718 mortes no dia), Brasil (716) e México (578); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de mortes em relação ao dia anterior são África do Sul (4,8%), Colômbia (3,6%) e Egito (2,7%).

No acumulado da semana (últimos 7 dias), os três países com as maiores taxas de crescimento de casos confirmados são África do Sul (31,9%), Colômbia (31,2%) e Índia (26,9%); os três países com as maiores taxas de crescimento de mortes são Argentina (23,5%), África do Sul (23,4%) e Chile (21,8%).

Os dados foram publicados pela Johns Hopkins University e Worldmeter.

Notícias relacionadas