América⠀Latina

Interpol suspende ordem de extradição de Rafael Correa

A Interpol suspendeu a ordem de extradição contra o ex-presidente do Equador Rafael Correa nessa terça-feira (18).

Durante uma coletiva de imprensa, o advogado de Correa Christophe Marchand afirmou que há indícios de que o processo legal viola os direitos fundamentais do ex-presidente e não está de acordo com o direito internacional. O advogado também denunciou um “problema institucional” ao se referir à pressão sofrida pelos juízes do caso.

Em julho um juiz equatoriano pediu que a Interpol expedisse uma ordem de extradição e prisão de Correa, acusado de estar envolvido em um suposto sequestro de um ex-deputado de oposição, Fernando Balda.

Também na terça-feira a juíza responsável pelo caso de Correa suspendeu uma audiência na qual o procurador-geral apresentaria evidências contra o ex-presidente. A sessão foi adiada para sexta devido a erros técnicos nos arquivos do procurador.

De acordo com o advogado de Correa Caupolican Ochoa não há provas contra o ex-presidente. Pelo Twitter, questinou se a audiência foi adiada por medo da presença de observadores internacionais, que iriam embora antes.

Em Genebra, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o ex-chanceler do Equador Guillame Long denunciou o “colapso do Estado de Direito” não só no país, mas na região toda.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Os blogs progressistas Insistem em dizer que”a cota de transferência de votos de Lula para Haddad,ainda não acabou”
    Quem sabe sera mais produtivo,dizer que mal começou.
    Think about.

  2. Avatar

    Os sites “progressistas” estão fazendo o mesmo que a imprensa reacionária fazia na época das ditaduras: mentir. Os únicos sites em que esta notícia aparece são os chamados de esquerda. Não consegui confirmar em nenhuma parte. Nem no site da Interpol. Há alguma confirmação independente dessa notícia, a não ser o que o advogado de Correa diz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *