Brasil

Arbex não recua e rema contra a maré: sem Lula, eleições serão uma fraude.

Em sua coluna semanal no Nocaute, José Arbex afirma que a escolha de um “Plano B” no lugar de Lula “é um erro monumental e trágico para a história brasileira”.

Ao que tudo indica Lula e a direção do PT já fizeram a opção pelo “Plano B”, ou seja, se Lula não puder se candidatar, coisa que parece que vai acontecer, Haddad vai se candidatar no seu lugar.

Isso é um erro colossal e histórico por várias razões. A primeira razão: Isso frauda a vontade popular. O que o povo quer? O povo não quer Haddad, o povo não quer Ciro Gomes, o povo não quer a Marina, o povo não quer o Papa, o povo não quer a rainha da Inglaterra, o povo quer o Lula, e se Lula não puder ser candidato e indicar um poste para ser seu sucessor, seja lá o nome que tiver esse poste, isso significa fraudar a vontade do povo.

O segundo problema é que indicar um candidato para as eleições significa, necessariamente, reconhecer a legitimidade das eleições, ou seja, tudo aquilo que foi dito até agora: “eleição sem Lula é fraude”, “eleição sem Lula é golpe”, “eleição sem Lula é armação da burguesia”, “eleição sem Lula é armação da direita”. Esquece!  Esquece tudo que foi dito, faz de conta que está tudo certo e agora todo mundo vai participar das eleições como se fosse a coisa mais normal e mais legítima do mundo.

Sabe o que significa isso? Que nós vamos ter que aceitar o candidato eleito. Se o Bolsonaro for eleito nós vamos ter que aceitar que ele é o candidato eleito em uma eleição legítima porque nós legitimamos as eleições. Se for o Alckmin, idem.

Nós estamos diante de uma questão histórica. Muitos dizem: “não da para chamar o voto nulo”, “não da para boicotar as eleições porque o povo está parado, o povo não está fazendo nada”. Há um equívoco brutal nisso, na verdade uma injustiça muito grande, porque as pesquisas de opinião, as pesquisas de voto indicam exatamente o contrário.

Quando você pergunta: Em quem você vai votar?  30% dizem Lula, isso até em São Paulo, reduto do PSDB. Agora, quando eles perguntam: e se o Lula não participar em quem você vai votar? 50%, eu repito, 50% dizem: eu não vou votar, ou eu vou votar nulo, ou eu vou votar branco, ou eu não vou participar das eleições.

Ou seja, muita gente, que inclusive não iria votar no Lula, está sabendo que as eleições são uma fraude. E nós vamos dizer o que para essas pessoas? Fingi que não é uma fraude e vota? Eu acho que é um erro profundo isso. E é outro erro profundo dizer que o povo brasileiro está passivo, não está combativo.

Não vamos esquecer que no dia 27 de abril do ano passado foi feita a maior greve geral da história desse país, em 500 anos desse país nunca houve uma greve geral como a de 27 de abril de 2017, nunca!

Pergunta: Quantos dos problemas levantados pela greve geral foram resolvidos até hoje? Nenhum dos problemas. Ou seja, a insatisfações continuam latentes, explosivas, ela esta esperando alguém que diga para a população basta! Chega! Não queremos mais farsa, não queremos mais um governo de miséria, não queremos mais um governo neoliberal, não queremos mais a farsa promovida pela burguesia!

Quem é que vai falar isso? Eu esperava que fosse o Lula, eu esperava que fosse o PT, continuo esperando, espero estar enganado, espero que não haja “Plano B” e espero que o Lula diga: Sem Lula não tem eleições.

O que nós estamos lidando parece muito com uma historinha que uma vez eu li, de um cientista que estava estudado os hábitos das aranhas e fez um experimento. Ele cortou a primeira pata da aranha (a aranha tem oito patas) e disse: anda! O bichinho andou. Cortou a segunda pata e o bichinho andou, cortou a terceira e ele andou. Quando cortou a oitava pata ele falou: anda! Ai o bichinho não andou. Aí o cientista concluiu de forma brilhante que a aranha ouve pelas patas.

Ou seja, nós não estamos dizendo para o povo o que o povo tem que fazer, nós eu quero dizer Lula, a direção do PT, não diz para o povo o que o povo tem que fazer – que é boicotar as eleições – e quando o povo participa e cai na farsa nós vamos culpar o povo. Porque o povo é burro e não sabe entender o que está acontecendo.

Brilhante! Eu acho que está tudo errado, eu acho que isso é um erro monumental  e trágico para a história brasileira.

Mais Nocaute

Celso Amorim conta como foi seu encontro com o Papa Francisco

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    1 – Quem está fraudando a vontade popular é o TSE e a JFPR/TRF4, e não o PT.
    2 – As eleições são legítimas – a impugnação de Lula é que é fraudulenta.
    3 – Sim, faz parte das regras do jogo aceitar a vitória de quem ganha. Não concorrer é pior.
    4 – Arbex, intenção de voto é uma coisa – capacidade de mobilizarmos a massa é outra bem diversa!
    5 – Voto nulo não anula eleição. Acho que você que é muito bem informado sabe disso, não é?
    6 – 27 de abril de 2017 – maior greve da história do país – ok! Quantos dias mesmo durou???
    7 – E se adicarmos de ter candidatura e o povo, ao invés de boicotar as eleições, escolher algum dos candidatos apresentados? É possível que isso ocorra, não é? Devemos lidar com cenários concretos possíveis, concorda?
    Gostaria muito que o Arbex (que sempre admirei bastante) me respondesse …

  2. Avatar

    A meu ver o povo está indignado com toda a classe política independente de partido, pois todos estão envolvidos na roubalheira que se instalou no país. Votei no Lula porque queria uma mudança radical que não veio. Ignorar que Fernando Henrique Lula Dilma e o famigerado Temer não sabiam de nada e um absurdo. Todos aproveitaram a boquinha. Desculpem mas é uma opinião de um trabalhar aposentado que também sofre as consequências.

  3. Avatar

    1) A greve de 1917 foi sem dúvidas a maior da história do Brasil mantidas as proporções entre grevistas e população na época e em 2017;
    2) Já nas primeiríssimas pesquisas, o Haddad dá um salto que o coloca no segundo turno, lembrando que até agora o trabalho de propaganda junto as grandes massas é zero;
    3) A intenção do voto em Lula tem muito a ver com uma memória de um tempo em que “éramos felizes”. Boicotar as eleições é, a meu ver, jogar o povo definitivamente às feras sem qualquer chance de defesa.

  4. Avatar
    João Luiz Jorge says:

    Quando Lula resistiu ao decreto de prisão, pensei que as lideranças de esquerda fariam da sede do Sindicato dos Metalúrgicos o núcleo de resistência ao golpe. Não foi isso que aconteceu. Lula se entregou (o que significa aceitar as regras impostas pelo sistema de poder). A resistência somente seria possível se Lula assumisse a liderança de um movimento na clandestinidade. Perdemos o bonde da história. Na atual conjuntura do país, não existe outro cenário possível para a esquerda senão a sua participação nas eleições de 2018. E, paralelamente, construir um movimento sistematicamente organizado em todos os campos. O caminho ainda é longo.

  5. Avatar
    Roberto Araujo says:

    Parece que esquecemos da forma fraudulenta em que foi deposta Dilma Rousself, passamos uma procuração para que ela governasse até 31 de dezembro, rasgaram a Constituição e o mandato legitimado em urna. O judiciário brasileiro não tem credibilidade, perdeu no processo de Impeachment. Qual a garantia que não vão fazer isto de novo? Já fizeram de novo, quando eles próprios resolveram desrespeitar a Constituição Federal ao mexer em clausulas pétreas, todos os 78 incisos do quinto constitucional, incluso o LVII que garante a Presunção da Inocência. Segundo a própria Constituição no seu artigo 60: ” Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:
    § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
    I – a forma federativa de Estado;
    II – o voto direto, secreto, universal e periódico;
    III – a separação dos Poderes;
    IV – os direitos e garantias individuais.”

    Ou seja prisão “só após trânsito em julgado de ação penal condenatória” conforme o 5º, LVII

    Pela Lei, Lula teria que estar livre e disputar a Presidência, o processo dele de tão fajuto que é ao chegar ao stf deverá ser anulado. Se aceitarmos eleição sem Lula é legitimar a farsa da deposição de Dilma. Tiraram uma Presidente com 54.500.00, provocando uma crise institucional, política e econômica que penaliza a maior parte do povo brasileiro e fica por isto mesmo. Prendem Lula sem provas e fica por isto mesmo. Negam remédio Constitucional (HC) que é garantido em todas as sociedades civilizadas do mundo. Um dado importante, o HC surgiu no século XII na Inglaterra da Idade Média. Voltamos a um período pré medieval. E fica por isto mesmo.
    Querem que façamos de conta que impeachment de Dilma, prisão e inelegibilidade não são fraudes. Ao aceitarmos Plano B, estaremos legitimando a fraude. A correlação de forças golpistas que retirou Dilma, prendeu Lula, não vai impedir Hadad de vencer? A lava jato no ano passado prometeu uma franquia em SP. Leram os jornais ontem? Dilma e Hadad, não por acaso, já são alvos de uma delação. Até os paralelepípedos das cidades mais antigas do Brasil sabem que o golpe (tse) vai recusar a candidatura de Lula. Entramos com plano B, estamos legitimando todo jogo sujo. Não é melhor respeitarmos os 54.500.00 de votos à Dilma injustamente anulados e denunciarmos ao mundo que dois anos depois estão repetindo o golpe. ELEIÇÃO SEM LULA É FRAUDE!!!PICARETAGEM DA DIREITA, DA EXTREMA DIREITA e DA EXTREMA BURRICE.

  6. Avatar

    Não é o Lula que está preso, é um projeto. Acho que se foram capazes de prender o ex-presidente , não vão deixar outro fazer qualquer coisa parecida. Tenho um sitio em MG rodeado de pessoas que vivem da pequena agricultura, há uma unanimidade em não participar das eleições se Lula não puder ser candidato, as pessoas são gratas e querem e acreditam apenas nele. Tenho medo deste eleitorado simples ser capturado e enganado pelo Bolsonaro , que vai acabar sendo o candidato da Globo e dos coxinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *