América⠀Latina

Nicolás Maduro anuncia Delcy Rodríguez como vice e indica novos ministros

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (14), pelo Twitter, que nomeou como vice-presidente do país Delcy Rodríguez, atual chefe da Assembleia Nacional Constituinte (ANC). Maduro também indicou novos ministros.
Rodríguez assume o cargo no lugar de Tareck El Aissami, que ocupará, a partir de agora, a vice-presidência econômica e o novo Ministério de Indústrias e Proteção Nacional, órgão que Maduro classificou de “poderoso”.
Além de El Aissami, Dante Rivas irá para o Ministério de Pesca e Agricultura; Yomana Koteich, para o de Comércio Exterior e Investimento Internacional; Mayerlin Arias, para a Agricultura Urbana; Stella Lugo, ex-governadora de Falcón, para o Turismo; Marleny Contreras, para Obras Públicas; Hipólito Abreu, para o Transporte; Eduardo Piñate, para o Trabalho; Caryl Bertho, para o da Mulher; Heryck Rangel, para o de Ecossocialismo; e Evelyn Vásquez, para o de Atenção às Águas.
Delcy Rodríguez é filha de Jorge Antonio Rodríguez, fundador do partido marxista Liga Socialista, e irmã do ex-vice Jorge Rodríguez. Ela se formou advogada na Venezuela, estudou direito social na França e fez mestrado em política social em Londres.
Ela ocupa postos no governo da Venezuela desde a administração de Hugo Chávez (1999-2013), quando foi titular do Ministério do Despacho da Presidência e Seguimento da Gestão de Governo, algo semelhante à Secretaria-Geral da Presidência no Brasil.
No governo Maduro, Delcy começou como Ministra da Comunicação e Informação – cargo que ocupou por pouco mais de um ano. Em dezembro de 2014, foi nomeada Ministra das Relações Exteriores da Venezuela, se tornando a primeira mulher chanceler do país.
*Do Operamundi

Uma nova ordem mundial?

Venezuela: no centro do xadrez hegemônico americano


Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *