América⠀Latina

Morreu Manuel Vadell, editor de "A pulseira tricolor"

Morreu nesta quinta-feira em Caracas, na Venezuela, o editor Manuel Vadell, presidente e fundador, junto com sua mulher, Tereza, da Editora Vadell Hermanos, que em 1992 adquiriu notoriedade com a publicação do livro A pulseira tricolor, escrito pelo comandante Hugo Chávez, e considerado texto emblemático da revolução bolivariana.
Vadell nasceu em Puerto Cabello, estado Carabobo, em 27 de Setembro de 1936, foi um advogado, editor e professor. Começou na luta política como um líder estudantil durante a ditadura de Marcos Pérez Jiménez, e da Universidade de Carabobo, onde foi presidente da Federação de Centros Universitários (1962).
Foi também membro fundador do Movimiento de Izquierda Revolucionario (MIR) e do Partido Revolucionário Nacionalista de Integração (PRIN), na década de 1960. Vadell foi membro da Assembléia Nacional Constituinte (1999) e candidato a governador de Carabobo, em duas ocasiões, 1998 e 2000.
A editora Vadell Hermanos, fundada em 1973 surgiu para promover o pensamento crítico, a publicação de textos polêmicos como Os doze apóstolos, de Peter Duno, e de Desastre, de Juan Pablo Pérez Alfonso, bem como várias obras de Domingo Alberto Rangel.
Vadell e Teresa eram pais do diplomata Manuel Vadell, cônsul-geral da Venezuela em São Paulo.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *