Mundo

Sarkozy é detido na França para depor sobre financiamento de sua campanha

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido na manhã desta terça-feira (20) para ser interrogado pela polícia no âmbito de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha eleitoral em 2007. A informação é do jornal francês Le Monde.
De acordo com o diário francês, Sarkozy tinha sido convocado à Polícia Judicial de Nanterre, nos arredores de Paris, para se explicar sobre os fundos para sua campanha, e que o seu comparecimento poderia se prolongar por 48 horas, antes de ser apresentado a um juiz para eventual acusação.
As acusações surgiram em 2012 após a publicação de um documento pelo site Mediapart, que indicava que a Líbia havia aprovado um pagamento para apoiar a campanha de Sarkozy. Por conta desses documentos, o ex-secretário-geral do Palácio do Eliseu Claude Guéant já é investigado por falsificação de documentos e fraude fiscal.
Essa é a 1ª vez que Sarkozy, presidente francês entre 2007 e 2012, fala a sobre a suspeita de ter recebido secretamente 50 milhões de euros do falecido líder líbio Muammar el Kadhafi para financiar sua campanha.
A suposta doação seria mais que o dobro do limite permitido legalmente na época para financiamento de campanhas políticas: 21 milhões de euros, de acordo com a Deutsche Welle. Quando surgiram os rumores da doação, Sarkozy, ainda como presidente, classificou as suspeitas como grotescas.
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *