Mundo

Comissão Europeia teme onda separatista pós-Catalunha

O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira (13) que outras regiões europeias podem seguir o exemplo separatista da Catalunha, se a independência da Espanha se consolidar. “Se a Catalunha se transforma em (um estado) independente, outros fariam o mesmo. Não gosto disso”, afirmou, em um evento na Universidade de Luxemburgo.
Jean-Claude Juncker acrescentou que o Executivo da CE não quer atuar como mediador nessa situação para não criar “mais caos” na União Europeia.
Veja as reportagens de Fernando Morais, enviado especial à Catalunha, sobre o referendo:
Repressão à Catalunha deixa ferida aberta na Espanha
Catalães foram às urnas pelo direito de decidir
Fernando Morais: “Ninguém sabia era que Madri ia perder tão feio”

Referendo aconteceu apesar da violência policial
A Comissão Europeia é uma instituição que tem a atribuição de representar e defender os interesses da União Europeia. É a instituição responsável pela execução das decisões do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.
Na terça-feira (10), o chefe do governo catalão, Carles Puigdemont, chegou a declarar a independência em pronunciamento, mas logo depois pediu a suspensão da declaração e tempo para o diálogo com o governo central da Espanha.
O chefe do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, deu cinco dias ao governo da Catalunha para explicar se demarcou ou não a independência. O prazo termina na segunda-feira, 16.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *