América⠀Latina

Lula: "Quem decide o destino da Venezuela é o povo da Venezuela"

Na abertura do 8º encontro nacional do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Quem decide o destino da Venezuela é o povo da Venezuela. Nós somos defensores da autodeterminação dos povos. Portanto, a Venezuela tem o direito de decidir livremente, dentro de seu território nacional, o que eles vão fazer”.
O evento aconteceu no Terreiro do Samba, no Rio de Janeiro. Participaram militantes do Partido dos Trabalhadores, de movimentos sociais e estudantis.

Ex-presidente Lula no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Stuckert)


“Ele [Trump] deveria cuidar mais dos Estados Unidos para não acontecer a tragédia que aconteceu”, disse Lula, referindo-se ao ataque em Las Vegas.
Lula também criticou o governo de Michel Temer, as privatizações e a abertura da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na floresta amazônica, para a exploração das mineradoras. “Está certo que o que está aí não é governo. Está certo que o que está aí não foi eleito. Foi resultado de um golpe. Mesmo um golpista que tivesse dignidade não estaria vendendo o futuro deste país”.
Para o ex-presidente, o governo de Michel Temer entrega, ao leiloar o pré sal, o “passaporte da nossa juventude para o futuro”. “Quem é dono desse petróleo não é nenhuma multinacional e sim do povo brasileiro”.
Leia mais:
Lula: “Se me caçarem, se me prenderem, se querem me condenar, cada um de vocês será um Lulinha.”
“Nós teremos de fazer um referendo revogatório, a começar pela PEC dos gastos, pela reforma trabalhista e pela venda da Eletrobras. Mesmo um golpista que tivesse o mínimo de dignidade não estaria vendendo um país como eles estão. Estão muito mais para mercadores do que para um governo”, criticou.
Assista abaixo ao discurso de Lula:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *