Mundo

Israel anuncia fechamento de passagem para Gaza e Cisjordânia por 11 dias

O ministro de Defesa israelense, Avigdor Lieberman, aprovou nesta segunda-feira (2) o fechamento das passagens para Gaza e Cisjordânia durante os 11 dias, usando como argumento as festividades judaicas do Sucot, que começam no dia 4 de outubro.
“O cruzamento (com a Faixa de Gaza) de Erez ficará fechado entre 4 de e 14 de outubro”, afirmou o comunicado do Cogat, organismo militar israelense que administra a ocupação. O fechamento se restringe a palestinos. Jornalistas poderão ir e voltar.
Geralmente, durante o Sucot, a passagem era fechada somente nos primeiro e último dias da comemoração. A justificativa de Israel é que houve um ataque em um assentamento de Har Adar (Cisjordânia), em que um palestino matou três israelenses e feriu um quarto, todos eles guardas de segurança e policiais que controlavam o cruzamento.
O período de festividades judaicas começou na semana passada com o Ano Novo e continuará até a segunda semana de outubro. As comemorações do Sucot relembram o êxodo dos hebreus no deserto após a sua saída do Egito.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *