Mundo

Procurador Geral da Espanha diz que "por enquanto" não vai prender o presidente da Catalunha

O Procurador Geral espanhol, José Manuel Maza, disse na segunda-feira, 25, em uma entrevista que “por enquanto, não pareceu apropriado” solicitar a prisão do presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, apesar da abertura do processo pela comissão de crimes de desobediência e prevaricação. Maza considerou que o presidente catalão cometeu um crime de desobediência, no qual ele seria reincidente, uma vez que continuou promovendo o plebiscito para o referendo independentista, que a Justiça espanhola declara inconstitucional.
Perguntado se uma possível declaração de independência da Catalunha constituiria um crime de rebelião, destacou que se isso for produzido de forma pacífica e sem recorrer a grandes grupos de pessoas, seria um caso de desobediência. Ainda segundo o Procurador Geral, a Espanha estaria diante de um crime de rebelião se a independência fosse o resultado de grandes tumultos e violência.
Maza também disse que os vários órgãos e forças de segurança do estado devem se coordenar para atuar antes do referendo de 1 de outubro e garantiu que a Catalunha sofrerá consequências legais se não cumprir as ordens do governo espanhol.
Nesse vídeo os catalães mostram sua força ao expulsar a polícia espanhola da manifestação a favor do referendo:

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Desculpem, mas este vídeo não retrata os “manifestantes expulsando a Polícia Espanholada manifestação a favor do referendo”. Isto porque o vídeo mostra a POLÍCIA DA CATALUNHA, também conhecida como “Mossos d’Esquadra”. A Polícia da Catalunha é uma corporação policial autônoma, de estatuto civil, fundada em 1719 e a mais antiga da Europa. Ela tem a responsabilidade pela segurança pública e prestação do serviço de polícia na Região Autônoma da Catalunha. Mais ainda, e como é sobejamente conhecido, este referendo separatista é ilegal, de domínio exclusivo da esquerda e em essência semelhante ao que Maduro fez na Venezuela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *