Mundo

Exclusivo: Nocaute pelas ruas do México após o terremoto

O terremoto de 7,1 na escala Richter que atingiu o México na terça-feira (190) deixou 250 mortos e 1900 feridos, de acordo com dados oficiais divulgados na quinta-feira (21).
As equipes de resgate ainda tentam tirar as pessoas que ficaram presas depois do tremor.
A repórter do Nocaute Marisol Rueda registrou a mobilização da sociedade civil na Cidade do México, comprando ferramentas como pás, serrotes e picaretas, para ajudar a tirar as pessoas que ainda estão sob escombros.
 

O México ainda se recuperava de um abalo sísmico sofrido há pouco mais de dez dias na região sul nos estados de Oaxaca, Chiapas e Tabasco. Nesta terça, o epicentro foi na região central do México, na cidade de Raboso, no estado de Puebla. O local fica cerca de 120 quilômetros da capital.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, fez um pronunciamento em cadeia nacional após percorrer alguns pontos da Cidade do México. “A prioridade neste momento é continuar o resgate de quem ainda está preso e dar atendimento médico aos feridos”, declarou.

Foto: Marisol Rueda


Peña Nieto disse que trabalha “em plena coordenação” com o chefe do Governo da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, e com os governadores de Puebla e Morelos, “que sofreram os maiores danos”. Acrescentou que os serviços de urgência estão disponíveis para todas as pessoas que precisem de atenção.
Em 1985, no mesmo 19 de setembro, o país vivia o pior terremoto de sua história. Mais de 10 mil pessoas foram mortas. Depois disso, todo ano, no mês de setembro, as pessoas recebem treinamento de como agir em caso de terremoto.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *