Mundo

O Postiço na ONU: “Estamos dando um exemplo para o mundo.”

 
 
Jornalista: Estamos aqui com o presidente Michel Temer, ONU News em Português. Presidente, prazer em voltar a falar com o senhor. O senhor falou de temas importantes para o Brasil e para o mundo. O senhor poderia nos dizer qual foi a mensagem que o senhor deu à Assembleia Geral?
Presidente: Uma mensagem. É uma tríade, são três pontos: paz, desenvolvimento e segurança. Foram os temas centrais que nós abordamos em nosso discurso e para fazê-lo, nós verificamos, ou melhor, transmitimos a ideia de que a política brasileira externa é uma política universalista. Uma política que tenta abranger todos os temas universais, entre eles, naturalmente, o combate acentuado ao terrorismo, por exemplo, a busca de soluções pacíficas no Estado Palestino e Israel, da criação dos dois Estados, que, aliás, é uma resolução da ONU; a aproximação muito grande que nós temos com os países da África e a integração muito grande que nós temos com os países da América do Sul. Veja o caso do Mercosul, especialmente agora que nós estamos buscando também uma aliança com os países da Aliança para o Pacífico. Então, tem integração absoluta entre os países latino-americanos.
Revelamos, também, preocupação com o que acontece institucionalmente na Venezuela, sem embargo de termos dito com muita ênfase de nossa amizade com o povo venezuelano, e a nossa relação institucional de Estado para Estado, ou seja, o Brasil e a Venezuela. Estamos preocupados com o que está acontecendo internamente na Venezuela.
Buscamos, naturalmente, a pronta resolução para o conflito sírio, por exemplo, que se alonga por muitos anos e que não tem tido uma solução.
Enfim, estou dando aqui alguns exemplos dessa política universalista que nós procuramos transmitir, pautados esses três dados que eu acabei de apontar: paz, segurança e desenvolvimento.
 
Jornalista: E amanhã o senhor assina um tratado muito importante para o Brasil?
Presidente: Desnuclearização. Aliás, é o impedimento da utilização de artefatos nucleares para fins não pacíficos. Veja que no Brasil esta não é uma política de governo, é uma política de Estado que a Constituição brasileira estabelece que qualquer questão, qualquer atividade nuclear, só pode utilizar para fins pacíficos. Nós estamos dando um exemplo, penso eu, para o mundo, sem embargo de todos tratados que nós já assinamos e sem embargo do trabalho que nós fizemos para estrutura de vários países no tratado de (inaudível).
 
Jornalista: Presidente, boa sorte e muito obrigada pela entrevista (inaudível). Obrigada.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Seje ele “postiço” ou não, a entrevista de Temer nada tem de rasa ou de tatibitate. É uma resposta à pergunta do/a jornalista, expressa de forma coerente e em linguagem perfeitamente entendivel, ao contrário do que ocorria com Dilma. E, no que toca à Venezuela, o que ele disse não é “metida de bedelho” nenhuma, mas sim preocupação válida de um chefe de estado que tem a Venezuela como vizinha, que vê ali uma situação caótica e explosiva e que insiste numa solução negociada, em vez de violência. Expressar preocupação com o que ocorre na Venezuela é algo que 99% dos que conhecem a situação daquele pais o fazem.

  2. Avatar
    Luiz Carlos de Carvalho says:

    Há uma enorme distância entre as palavras e a prática do “postiço”. Ele está destruindo o Brasil, com o auxílio da “tríade” que governa o País: os três poderes mancomunados para nos levar de volta ao século XIX. PENSE!!!! É DE GRAÇA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *