Mundo

Assange: Referendo da Catalunha é o acontecimento mais importante do ano no Ocidente

No dia em que começa a campanha eleitoral pelo referendo sobre a separação da Catalunha, o fundador do Wikileaks, Julian Assange, manifestou apoio à realização da consulta popular, prevista para o próximo 1º de outubro.
 
Assange afirmou que este será o acontecimento político “mais importante do Ocidente neste ano, de longe”, e escreveu no Twitter: “Temos muita experiência em frear censuras abusivas. Estou feliz por ajudar a proteger os direitos de publicação do site do referendo da Catalunha”.
 
O comentário surge depois de o governo central tirar do ar o site feito pelos independentistas com objetivo de convocar observadores internacionais para trabalhar no processo eleitoral. Assange divulgou um espelho, um site onde estão todas as informações do original censurado.
 

Foto: Peter Macdiarmid – Getty Images


 
Clique aqui para acessar: http://referendum.cat
 
Assange diz não ter uma posição sobre a independência, mas reforçou seu apoio à “autodeterminação dos povos” e que “o uso da força contra a votação é inaceitável”.
 
A campanha eleitoral começa nesta quinta-feira (14). O governo já sinalizou que pode interferir para dispersar a manifestação.
O governo central não tem medido esforços para impedir a realização do referendo. Se o sim for vitorioso, independentemente do número do eleitorado participante, a Catalunha pode se separar da Espanha ainda na primeira semana de outubro. Isto porque o parlamento catalão já aprovou duas leis que regulamentam o processo separatista – mas  Tribunal Constitucional declarou inconstitucionais as duas medidas.
 
Como parte do esforço para impedir o referendo, a Promotoria convocou para depor 712 prefeitos que estariam apoiando os independentistas. Quem não for, será preso pela Polícia da Catalunha (Mossos d’Esquadra).

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    VIVA LA CATALUNYA LLIURE!JO VULL SER LLIURE!CATALUNYA ESEMPLE DE SOBERANIA EN UN MUNDO GLOBALIZADO POR EL AMERICANISMO Y SU DOMINIO ABSOLUTISTA CRIMINAL DEL DOLAR Y DE GUERRAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *