Mundo

Mais violento que o Andrew, furacão Irma devasta o Caribe, deve passar por Cuba e chegar a Miami no domingo

Maior furacão já registrado no Oceano Atlântico, o Irma varreu nesta quarta-feira (6) as ilhas do Caribe Oriental e deixou toda a região de Porto Rico até a Flórida em alerta vermelho.
Com categoria máxima, 5, e ventos de mais de 200 quilômetros por hora, o Irma atingiu as ilhas de Barbuda, San Bartolomé e San Martín, causando inundações e destruição de infraestruturas.
Segundo a agência de notícias Reuters, ainda não há informações precisas sobre danos materiais ou humanos.
Entre quinta e sexta-feira, o furacão Irma pode chegar ao Haiti, à República Dominicana e depois a Cuba. De acordo com a previsão, se continuar nesta trajetória, entre sexta e sábado o furacão poderia atingir o sul da Flórida.
Há uma possibilidade de, em vez de ir em direção à Flórida, o Irma passe pelo Estreito da Flórida e vá em direção ao Golfo do México.
 

 
O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência na segunda-feira e disse estar se preparando para uma tempestade “com potencial para devastar nosso estado”. Ele enfatizou que este “é maior, mais forte e mais rápido do que Andrew”, fazendo referência ao furacão de 1992, o mais prejudicial na história recente daquela região, que deixou 65 mortos e 60 mil residências destruídas.
“O furacão Irma é uma grande tempestade e que implica risco de morte, e a Flórida deve estar preparada”, disse o governador.
 

Pessoas compram água para estocar em preparação para a passagem do furacão Irma, em Miami. Foto: Roberto Koltun/Miami Herald via AP


 
Em Porto Rico, o governador Ricardo Rosselló anunciou a instalação de abrigos para 62.000 pessoas e a suspensão das aulas.
Irma ameaça o Caribe e os EUA poucos dias depois de o furacão Harvey ter devastado o Texas, causando pelo menos 60 mortos e danos materiais de 200 bilhões de dólares, o equivalente a 620 bilhões de reais.
 
Veja em vídeo a passagem do furacão pela ilha caribenha de San Martín:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *