América⠀Latina

Timochenko é eleito presidente do partido político das Farc

Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como Timochenko ou Timoleón Jimenez, foi escolhido o presidente do partido político Farc – Força Alternativa Revolucionária do Comum.
“No primeiro plenário do Conselho Nacional dos Comuns, formado por 111 membros, me elegeram como presidente do partido Farc”, anunciou Londoño pelo Twitter. Ele também postou uma lista com o nome dos outros 14 membros do Conselho Político Nacional da Farc.

Reprodução do Twitter @TimoFARC


A formação do partido é resultado da consolidação do acordo de paz entre o governo colombiano e os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), firmado em novembro de 2016.
Leia mais: 
A última marcha das FARC.
Exclusivo: queremos juntar todos que estão a favor da paz, diz Timochenko, líder das FARC

Em 15 de agosto, as Farc concluíram o processo de deixar as armas. Em seguida, realizaram um congresso para discutir o futuro político do grupo e quem serão os candidatos.
No dia 1º de setembro, aconteceu um ato público de lançamento do partido. O objetivo dos ex-guerrilheiros é apresentar candidaturas para disputar as eleições de 2018 – em 27 de maio de 2018, a Colômbia terá eleições presidenciais e legislativas.
Foi a primeira vez na história da Colômbia que uma liderança da guerrilha faz um discurso em uma das principais praças da capital, Bogotá, diante de milhares de pessoas. Veja como foi:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *