Mundo

Coreia do Norte faz novo teste nuclear com bomba de hidrogênio. Casa Branca prepara pacote de sanções como retaliação a Pyongyang.

O secretário do tesouro americano Steven Mnuchin já prepara um novo pacote de sanções contra a Coreia do Norte e adverte aos países que realizam  transações comerciais com o país asiático que “aqueles que fazem negócios com eles (Coreia do Norte) não poderão fazer negócios conosco. Trabalharemos com nossos aliados. Trabalharemos com a China”.
A comunidade internacional rechaçou o teste nuclear realizado na madrugada deste domingo (3). O secretário geral das Nações Unidas pediu para Pyongyang interromper suas ações e classificou o teste como “profundamente desestabilizador”.
A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron são favoráveis ao endurecimento das sanções já aplicadas pela União Europeia contra a Coreia do Norte.
Segundo O Globo, o bloco do BRICS (Brasil Rússia, Índia, China e África do Sul)  também condenaram os testes nucleares e afirmara em nota o comprometimento em manter a paz mundial – “Nós do BRICS estamos comprometidos em manter a paz global e contribuir para a ordem da segurança internacional”.
De acordo com a Folha de São Paulo, em agosto o Conselho de Segurança da ONU aprovou o sétimo pacote de sanções contra Pyongyang como o objetivo de privar o regime de cerca de US$ 1 bilhão em receitas de exportação de diversos minerais como chumbo e ferro, e também peixes e frutos do mar.
 

Líder coreano Kim Jong Un durante visita ao Instituto de Armas Nucleares (Foto: KCNA) & White House (Foto: Andrea Hanks)

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *