A marca de carros Renault foi duramente criticada após veicular sua nova campanha publicitária. Nos filmes, que foram retirados do ar após as críticas, a montadora afirma que “nordestinos são preguiçosos” e “baianos são lentos”.
Com o slogan “viajar é quebrar preconceitos”, a montadora mostra um sulista que viaja para o nordeste e reforça esteriótipos preconceituosos, para em seguida, o protagonista perceber que estava sendo preconceituoso. O público não recebeu bem o comercial. A marca se defendeu no twitter com a seguinte declaração: “Nossa campanha tinha o objetivo de acabar com todos esses rótulos. Temos muito respeito pelo Nordeste e por todo o Brasil!”
Veja alguns comentários no twitter:
A intenção da Renault de "quebrar esteriótipos" apenas reforçou preconceitos. Detalhe: no comercial "baiano", o motorista é negro.
— André Balaio (@andrebalaio) August 30, 2017
https://twitter.com/NunesLanuta/status/902863130308616192?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fjconline.ne10.uol.com.br%2Fcanal%2Fmundo%2Fbrasil%2Fnoticia%2F2017%2F08%2F30%2Frenault-e-acusada-de-preconceito-contra-nordestinos-em-comercial-304385.php
Confira os vídeos:

Alexandre says:
A propaganda se chama quebrando preconceitos… acho que vocês nao sabem interpretar o óbvio
Manoel says:
Para acabar com o racismo e todos os tipos de preconceitos, só tem uma forma: Parar de falar deles, para que as futuras gerações aprendam que somos todos iguais. Usar as leis para coibir os abusos, mas sem fazer propaganda, por que é nessa hora que aflora os sentimentos humanos, ai a gente sabe que mesmo achando que estamos fazendo algo de bom contra o preconceito, só estamos alimentando um outro sentimento(ódio) que pode está sendo alimentado em outra cabeça. Pra reduzir, vamos aplicar as leis, mais sem muita propaganda.
eutales silva viana says:
Quem criou esta propaganda é quem deve ser um préguisoso mesmo ao mesmo deveria vim estudar a vida de um nordestino e ver que somos muito trabalhador cabra da peste eu tenho um renalte logan 2014 e estava pensando em troca-lo por outro mas estou decedido renalte nunca mais respeite o nortdeste.
Orlando Fogaça Filho says:
Não achei o que a matéria diz. Nos dois comerciais os sulistas preconceituosos quebram a cara. Preconceituoso e ativista do racismo são os que, pelo bom mocismo e politicamente correto, querem esconder os preconceitos sulistas/sudestinos com as outras regiões do Brasil.
juarez aparecido costa says:
infelismente,veja o preconceito que sofre lula,na região sul,até parece que eles são imortais,pobres coitados,pois todos decerão ao hades,e todos virarão pó.
Luiz da Silva says:
Além de apagarem meu outro post, quem postou essa matéria carece de uma certa dose de honestidade intelectual.
Eliseu says:
Na verdade os sulistas também foram vítimas deste comercial infeliz, eles dramatizaram um sulista viajando ao Nordeste e atestando que eles são “preguiçosos”, depois é que ele descobre que é domingo. Mas reparem que, indiretamente, eles querem transpassar que o sulista é RACISTA e o Nordestino é PREGUIÇOSO, ou seja, ambos estereótipos foram usados, só que se enxerga mais claramente o preconceito contra o Nordeste, mas ocorreu preconceito contra os dois povos: do Sul e Nordeste.