Mundo

É espanhol o jovem jihadista que ameaça com novos atentados em nome do Estado Islâmico

Forças de segurança identificaram como Yassin Ahram Pérez um dos homens que aparece ameaçando a Espanha no vídeo “A conquista de Barcelona” divulgado na Internet e atribuído ao Estado Islâmico.
Yassin Ahram Pérez, 22 anos, é filho de Tomasa Pérez Mollejas, uma mulher nascida em Málaga em 1976, cuja família vem da cidade espanhola de Pozoblanco, em Córdoba, comunidade autônoma de Andaluzia.
Leia também:
Contra o fascismo, a saída é pela esquerda.
Ele seria um dos homens que aparece falando espanhol no vídeo, elogiando os atentados na Catalunha e ameaçando a Espanha, caso o país não se retire da coalização internacional que está lutando contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
No vídeo, aparecem dois jihadistas. Ambos vestem uniforme militar, mas apenas um deles, o que foi identificado como Pérez, fala espanhol e está com o rosto descoberto.
“A jihad não tem fronteiras. Faça a jihad onde estiver […] a Andaluzia vai voltar a ser o que foi: terra do califado”, diz. Ele fala também em devolver aos cristão o sangue derramado pela Inquisição.

A imprensa espanhola se refere a Pérez como “El cordobés” (O cordobês) ou “O Andaluz” e à sua mãe como a “espanhola do califado”.
Tomasa Mollejas teria decidido deixar a Espanha para viver na Síria três anos atrás para se unir à jihad. Quando tinha 17 anos, casou-se com Abdelah Ahram, marroquino preso sob acusação de tráfico de drogas, roubo de veículos e falsificação de documentos, segundo o jornal El Mundo.
Há contra Yassin Ahram Pérez uma ordem internacional de prisão. Ele é o mais velho entre cinco irmãos e todos eles estariam na Síria com a mãe.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *