América⠀Latina

Um dia depois de convocar as Forças Armadas, Maduro viaja para Cuba

Neste local estão os restos mortais de Fidel Castro (Foto: Estudios Revolución)


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi a Havana participar de uma homenagem a José Marti, herói da independência cubana e ao comandante da Revolução Cubana Fidel Castro por ocasião de seu 91º aniversário de nascimento.
Fidel Castro nasceu em 13 de agosto de 1926 e faleceu em 25 de novembro de 2016.
Maduro visitou os túmulo de Martí e de Fidel, acompanhado pelo presidente Raúl Castro, pela deputada constituinte e primeira-dama Cilia Flores e pelo chanceler venezuelano Bruno Rodríguez Parrilla.
Eles também visitaram os túmulos de outros combatentes da Revolução Cubana.
Leia mais:
Oposição da Venezuela tenta dar um golpe desde o dia em que Chávez ganhou
Segundo o jornal cubano Granma, Raúl e Maduro conversaram sobre a história da ilha e sobre Carlos Manuel de Céspedes, considerado um herói para os cubanos por conta do seu papel na luta pela independência da Espanha.

Maduro e Raúl Castro no túmulo de José Martí (Foto: Estudios Revolución)


Na segunda-feira (14), Maduro convocou as Forças Armadas da Venezuela a realizar um exercício cívico-militar nos dias 26 e 27 de agosto, em resposta à ameaça dos Estados Unidos de intervir militarmente para derrubar o governo.
Desde que foram realizadas as eleições para compor uma Assembleia Nacional Constituinte, em 30 de julho, membros do governo da Venezuela enfrentam sanções individuais dos Estados Unidos. O objetivo é deslegitimar o processo eleitoral, além de agravar a crise política e desestabilizar o presidente.
Irã, Rússia e China já manifestaram apoio ao governo venezuelano diante da declaração do presidente Donald Trump.
Em 12 de agosto, o Ministério do Poder Popular para a Comunicação e a Informação (MinCi) publicou um estudo informando que 169 pessoas morreram por conta de manifestações violentas na Venezuela entre abril e agosto de 2017, segundo que 113 sequer participavam de atos políticos quando foram atacados. Clique aqui para acessar a pesquisa.
As causas de mortes mais violentas foram: vítimas queimadas vivas (2), linchamento (1), vítimas que pertenciam a corpo de segurança (10), vítimas de impacto por objetos contundentes (2), degolamento (1).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *