Mundo

Após denúncia de fraude, chavistas pedem auditoria em 100% das urnas na Venezuela

*Do Brasil de Fato

Um dia após a empresa Smartmatic, responsável pela fabricação das urnas e do software utilizado nos últimos 15 processos eleitorais na Venezuela, dizer que “a eleição para Assembleia Nacional Constituinte foi manipulada”, Jorge Rodríguez, prefeito do município Libertador, em Caracas, e chefe do comando chavista para os candidatos à assembleia constituinte, solicitou ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) que 100% das urnas usadas na votação sejam auditadas.
Por padrão, o CNE realiza auditoria em 54% das urnas em todas as votações. Nesta quarta (02), o órgão eleitoral desmentiu a empresa Smartmatic, sediada em Londres, de onde foram feitas as declarações. De acordo com o diretor da empresa, Antonio Mugica, o processo eleitoral venezuelano poderia ter adicionado à votação “ao menos um milhão de eleitores”.
Para justificar sua forte declaração, Mugica, afirmou que não houve presença da oposição na sala de totalização dos votos, o que abriria margem para ingerências. Porém, por decisão política, a oposição não participou das eleições constituintes no país e conclamou a população a abster-se de votar.
“Não sabemos que tipos de pressão estão submetendo essa empresa prestadora de serviços. É profundamente absurdo porque não há diferença em outros processos”, disse Rodríguez, em referência à votação de 2015, que deu à oposição a maioria dos assentos na Assembleia Nacional do país.
Para o CNE, essa é “uma declaração irresponsável, com base em estimativas sem fundamentos sobre os dados que são administrados exclusivamente pelo Poder Eleitoral”, como afirmou a presidenta do órgão, Tibsay Lucena, em leitura do comunicado para a imprensa.
“O mais grave ainda é que a empresa Smartmatic participou de todas as auditorias e colocou sua senha para o codificação dos arquivos e proteção das aplicações que se utilizaram na plataforma eleitoral. Estas auditorias incluem a certificação do software da máquina e do sistema de totalização que, agora, se coloca em dúvida”, disse.
O comunicado do CNE também questiona o porquê de a empresa ter realizado essa declaração “três dias” depois do pleito, já que “o país está em calma” e “sem barricadas”, diz, referindo-se aos constantes protestos e paralisações do trânsito promovidas pela oposição.
O poder eleitoral venezuelano também lembra que defendeu resultados difíceis no país em outros momentos sem ter sido questionado. “Defendemos as eleições e seus resultados em momentos difíceis. Assim fizemos em 2007, 2013 e 2015”, diz o CNE.
Em 2007, o ex-presidente Hugo Chávez foi derrotado no referendo que questionava a mudança de artigos da Constituição do país, em um resultado apertado de 51% contra suas propostas e 49% em favor. Chávez, minutos depois do anúncio dos resultados, se manifestou publicamente a favor deles. Assim aconteceu também em 2013, quando presidente Nicolás Maduro ganhou por uma margem apertada as eleições para presidente da República e, em 2015, quando a oposição conquistou a grande maioria das cadeiras da Assembleia Nacional.
Smartmatic
A Smartmatic foi alçada mundialmente pelos elogiados processos eleitorais dos quais participou na Venezuela, desde a reeleição de 2004 do presidente Hugo Chávez. De uma empresa venezuelana, antes tachada como “chavista”, incorporou concorrentes, angariou sócios internacionais e presta serviços a diversos países, dentre eles, Filipinas, Argentina, Unganda e Estados Unidos.
O ex-presidente Barak Obama e o presidente Donaldo Trump já votaram em urnas da Smartmatic. Em 2006, a empresa prestou serviços para 16 estados norte-americanos. O Partido Republicano, de Trump, usou as mesmas urnas criadas para a Venezuela em suas prévias de 2016 no Estado de Utah.
Em 2012, auge do chavismo e da confiabilidade do sistema, a Venezuela chegou a receber elogios do ex-presidente estadunidense, Jimmy Carter.
“Depois de haver monitorado 92 eleições, posso dizer que a Venezuela conta com o melhor sistema eleitoral do mundo, ja que facilita a verificação dos resultados eleitorais”, disse Jimmy Carter em 19 de setembro de 2012. O instituto que leva seu nome monitora processos democráticos no mundo inteiro.
“Confiável”
Em entrevista para a emissora RT em espanhol, na última terça-feira (1º), Nicanor Moscoso, presidente do Ceela (Conselho de Especialistas Eleitorais Latino-Americanos) — integrado por ex-presidentes e magistrados de órgãos eleitorais do continente — destacou que o “resultado eleitoral na Venezuela é verídico e confiável”.
Em relatório entregue ao CNE, o Ceela informa que, antes das eleições, foram analisadas as normas da Constituição Bolivariana da Venezuela, e se concluiu que a convocatória para a Assembleia Constituinte, realizada no último dia 1º de Maio pelo presidente Nicolás Maduro se enquadra no ordenamento jurídico do país, pelo que o CNE tinha a obrigação de organizar as eleições.
O Ceela foi convidado para acompanhar o processo eleitoral implementando pelo CNE e esteve presente com seus integrantes em sete auditorias. “Qualquer pessoa pode corroborar que os que compareceram às urnas foram os 8.089.320 eleitores anunciados pelo CNE”, disse Moscoso.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *