América⠀Latina

Maduro exige que Colômbia e México expliquem plano para derrubar o governo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que Colômbia e México precisam explicar as declarações atribuídas a um diretor da CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos) sobre um trabalho conjunto para tirá-lo do governo.
“Eu exijo que o governo do México e o governo da Colômbia esclareçam essas declarações do diretor da CIA e tomarei decisões de caráter politico e diplomáticos diante esta ousadia”, disse.
A revelação sobre o plano da CIA foi feita ministro de Relações Exteriores, Samuel Moncada. Ele afirmou que a CIA trabalha em conjunto com a Colômbia e com México para “derrubar o governo democrático da Venezuela”.
O chanceler publicou um vídeo no Twitter mostrando diretor da agência de inteligência, Mike Pompeo, diz o seguinte:
“Quando se tem um país com as características geopolíticas e a capacidade econômica da Venezuela, os Estados Unidos têm um profundo interesse em garantir que se mantenha o Estado democrático. Eu tenho sempre tentado ser cuidadoso quando falo da Venezuela ultimamente. No entanto, estamos muito esperançosos de que possa acontecer uma transição na Venezuela e que nosso trabalho, enquanto instituição, esteja centrando em entender o que é melhor para o país, para que possamos ajudar com nosso Departamento de Estado. Na Colômbia e no México, tratamos há pouco tempo deste assunto para que pudessem entender e alcançar o melhor resultado para a região”.


Para Moncada, essas declarações são uma evidência de que Estados Unidos, Colômbia e México querem interferir na Venezuela. Em seguida, o ministro também postou uma imagem com a transcrição da fala Pompeo.
Após as declarações de Moncada, tanto os governos colombiano e mexicano negaram intenções intervencionistas, mas o presidente venezuelano questionou. “Eu sei que estão desesperados, pois o México só tem mais cinco anos de petróleo, esgotaram seus reservas. Já a Colômbia tem mais seis anos de petróleo e eles pretendem que o petróleo da Venezuela pertença ao imperialismo e oligarquias”, afirmou Maduro.
Por conta das reservas de petróleo, a intervenção estrangeira na Venezuela é um assunto presente desde o início do século 20, mas que veio à tona por conta da crise política no país.
Há duas semanas, Juan Requesens, deputado da oposição, declarou que o objetivo das manifestações contra o governo é provocar o caos, a ponto de uma interferência externa ser inevitável.
Contrários à realização da Assembleia Nacional Constituinte, convocada por Maduro como alternativa para construir o diálogo entre governo e oposição, os Estados Unidos ameaçam impor restrições comerciais para enfraquecer a economia venezuelana.
A eleição para a Assembleia Nacional Constituinte será realizada no próximo 30 de julho. Por essa razão, oposicionistas pretendem realizar mais  protestos nesta semana. Na quarta e quinta-feira, planejam uma greve geral.
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Quem diabos Maduro pensa que é para exigir o que quer que seja de quem quer que seja? Ele que explique primeiro o que realmente quer obter com esta “constituinte” de fancaria – que não vai colar, por sinal – para depois querer botar banca. Francamente…

  2. Avatar

    uma correção: Mike Pompeo disse que “ele é sempre cuidadoso quando falamos em AMÉRICA DO SUL E CENTRAL e a CIA, há muitas histórias.”
    aqui, na pág.34:
    http://aspensecurityforum.org/wp-content/uploads/2017/07/The-View-from-Langley.pdf
    So I appreciate the question. At any time you have a country as large and with the economic capacity of a country like Venezuela, America has a deep interest in making sure that it is stable, as democratic as possible. And so, we’re working hard to do that, I am always careful when we talk about South and Central America and the CIA, there’s a lot of stories.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *