América⠀Latina

Timochenko se recupera em hospital após AVC

Uma das principais lideranças das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Rodrigo Londoño (Timochenko/Timoleón Jimenez), 58 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral neste domingo (2/7).
Ele sentia dores no peito e foi levado à Corporação Clínica Universidade Cooperativa da Colômbia, no município de Villavicencio, na Colômbia, e lá foi diagnosticado.
Em comunicado, as FARC informaram que seu estado de saúde é estável e satisfatório, e que a equipe médica recomentou que fizesse exames, ficassem em observação e descansasse.
Leia mais: 
A última marcha das FARC.
Exclusivo: queremos juntar todos que estão a favor da paz, diz Timochenko, líder das FARC

Presidente Juan Manuel Santos e Rodrigo Londoño durante o ato em comemoração ao desarmamento das FARC (Foto: Efraín Herrera/SIG)


A diretora do centro médico, Lydis Herrera, afirmou, em entrevista coletiva, que Rodrigo Londoño teve sintomas como “alteração da fala” e “uma disfunção da força muscular no membro superior esquerdo”, mas assegurou que “até agora sua evolução foi satisfatória, com uma melhora de 90%”.
Na noite de domingo, Rodrigo Londoño escreveu no Twitter: “Agradeço aos que estão preocupados com a minha saúde. Tudo caminha bem, agradeço também à equipe médica pelos cuidados”.
Na terça-feira (27/6), Rodrigo Londoño, outros integrantes das FARC, o presidente Juan Manuel Santos e representantes da Missão das Nações Unidas na Colômbia realizaram uma celebração do desarmamento da guerrilha. Cumprindo parte do acordo de paz, as FARC já deixaram 100% de suas armas.
Leia também:
Colômbia: FARC cumprem acordo de paz e deixam 100% das armas

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *