América⠀Latina

Quem é Óscar Pérez, o homem que disparou contra o Supremo venezuelano

Um helicóptero roubado da polícia, pilotado por Óscar Alberto Pérez disparou pelo menos 15 tiros no fim da tarde de terça-feira (27/6) contra o prédio do Ministério de Relações Interiores, Justiça e Paz, enquanto acontecia um evento em comemoração do Dia Nacional do Jornalista.
Em seguida, Pérez seguiu com o mesmo helicóptero até a sede do Tribunal Superior de Justiça, enquanto acontecia uma sessão, e disparou quatro granadas de origem colombiana e de fabricação israelense.
Para o governo da Venezuela, é uma atitude terrorista apoiada pela oposição, que não somente quer alimentar um clima de medo e violência, como pretende afetar a legitimidade da composição da Assembleia Nacional Constituinte.
“O governo bolivariano chama ao povo venezuelano a estar alerta frente à escalada golpista que pretende alterar a ordem constitucional na Venezuela e que demonstrou carecer de qualquer escrúpulo para atingir suas ambições políticas e econômicas”, consta na nota oficial.
O autor do atentado é venezuelano, inspetor da polícia científica, paraquedista, mergulhador de combate, alimenta uma conta ativa na rede social Instagram (@oscarperezgv) e é também ator. Seu trabalho de ficção mais conhecido é no filme venezuelano Muerte suspendida (Morte suspensa), de 2015, sobre um sequestro e como policiais de uma tropa de elite resgatam a vítima.

O autor dos atentados em uma das fotos postadas em seu Instagram


A história é baseada em um caso real, o sequestro de um empresário português em Caracas e sua libertação 11 meses depois.
Ativo nas redes sociais, espaço onde declara “Venezuela, minha nação, minha paisão”, Óscar Pérez mostra as armas que usa no trabalho e ações de caridade com crianças com câncer.
Durante o próprio bombardeio, postava no Instagram um vídeo ostentando o ataque com o helicóptero.
Há comentários como “Você é nosso herói”, “estes venezuelanos não sabem fazer nem um golpe de estado. Aprendam com o Chile. Devem matar o Maduro e depois tomar o poder, sem ameaças, só arrebatar o poder.. Chile 11 de setembro de 1973.”
A postagem seguinte foi uma imagem de Jesus Cristo. Em seguida, vieram vídeos pedindo a renúncia de Maduro e de toda a equipe ministerial.
Pérez é o único que mostra o rosto e está rodeado de policiais encapuzados.
“Somos uma coalização entre miliares, policiais e civis, buscando o equilíbrio e contra este governo transitório criminoso. Não pertencemos a tendência política ou partidária. Somos nacionalistas, patriotas e institucionalistas”, declarou.
Pérez fez também uma convocação a “a todos os venezolanos, do Oriente ao Ocidente, de Norte a Sul” para que acompanhe o grupo “nesta força de luta” e que “saiam às ruas” em Caracas e no interior do país.
Foi também piloto do ex-ministro de Relações Exteriores Miguel Rodríguez Torres, que, horas depois do atentando, condenou a atitude.
Desde o atentado, ele está foragido.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    O fascismo tentando ganha o poder na força. Só assim pra ganhar, porque pela via democrática só perdeu. A Venezuela precisar rever sua segurança interna.

    • Avatar

      O Rainor, tão chupador das bolas dos EUA, devia, em eventual constatação de doença grave, procurar tratamento médico lá. Vamos ver se na hora do desespero, até Cuba ele não vai procurar. Tem norte-americano procurando e aplaudindo.

    • Avatar
      Jefferson Higgins says:

      A assembléia ganhou as eleições com mais de 2/3 dos votos, mas Maduro, com o controle do Superior Tribunal de Justiça, mantém nulos todos os atos do poder legislativo. Nem os salários dos deputados estão sendo pagos. Os deputados tem que pedir dinheiro para conseguirem se deslocar para o parlamento. O referendo revocatório também não foi respeitado e a agenda eleitoral também não. Nem o direito de se alimentar o povo tem. O povo lá é muito passivo e só está indo para as ruas pois estão passando fome e morrendo nos hospitais. Para consolidar o golpe, o governo inventou uma tal de “constituinte”. Vai eleger 500 pessoas para criar uma nova constituição. Esta nova constituição pode fazer com que Maduro fique no poder por 20 anos, se ele quiser. Até a própria promotora denunciou a inconstitucionalidade desta nova constituinte. Espero que o povo Venezuelano não se renda e lute por sua liberdade.

  2. Avatar

    Engraçado, o PSDB governa o Estado de São Paulo a quase 25 anos, aparelhou ao executivo todas as instâncias de poder como assembleia legislativa, ministério público estadual, judiciário, tribunal de justiça… Mas ninguém qualifica isso como ditadura; na Venezuela onde ocorreu o mesmo processo todos definem como ditadura, ora, qual mesmo a categoria de análise que leva a juízo de valores tão distintos???

    • Avatar

      vocês que defende a ditadura da Venezuela vão mora lá, vaza do brasil o bom e a Venezuela
      o mercado lá tem de tudo para vender, e tudo barato e eles adoram a cor vermelha lá
      companheirada bando de pelegos

    • Avatar

      Quando você viu o PSDB tentando mudar a base da constituição para se perpetuar no poder?
      Quando você viu o PSDB criar leis utópicas que fizeram faltar arroz no prato do paulista?
      Vai ler um pouquinho amigo, sou contra PDSB, PT, PMDB e toda essa corja de figurinha marcada, porém, dói nos olhos ler uma besteira como a que você comentou…

  3. Avatar

    Esse Óscar Alberto Pérez parece um vilão de 007, mas é coisa pior… um desses neofascistas que se dizem apartidários… Os venezuelanos que não se deixem levar por esses patos amarelos como as gentes daqui do brasil.

  4. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Maduro denunciou um “ataque terrorista” que, segundo ele, estaria ligado à CIA, à Embaixada dos Estados Unidos e a um plano de golpe de Estado. Mas a procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, por ser crítica a Maduro e ao golpe que ele quer dar com esta Constituinte ilegal, está impedida de sair do país e tem as contas e bens congelados pelo menos até 4 de julho, dia da audiência pública para decidir se pode ser julgada pela justiça. Este impedimento vem de decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (“Las Cuatro Comadres de Maduro”) e é clara tentativa de limitar as funções da procuradora-geral. Ou seja, não me venham falar de “golpes” e “ataques terroristas”, ainda mais que Maduro, tão à vontade para prender oponentes e reprimir manifestações, estava claramente aterrorizado por ver que alguém resolveu mostrar que há cisões nas suas Forças Armadas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *