América⠀Latina

Colômbia: FARC cumprem acordo de paz e deixam 100% das armas

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) já deixaram todo seu armamento, cumprindo um dos pontos do acordo de paz. Para celebrar o desarmamento, os guerrilheiros, as Nações Unidas e o governo colombiano realizam uma cerimônia nesta terça-feira (27/6).
Leia mais: 
A última marcha das FARC.
Exclusivo: queremos juntar todos que estão a favor da paz, diz Timochenko, líder das FARC

As armas foram deixadas pelas FARC em contêineres da ONU em um processo que aconteceu em três etapas – 30% das armas, depois mais 30% e 40%.

Acampamento “Mariana Paez”, um das zonas de transição onde ficam os guerrilheiros (Foto: Twitter @Ricardo_TFARC)


A missão das Nações Unidas anunciou já ter armazenado 7.132 armas individuais.
Segundo o que foi estabelecido no acordo de paz, a guerrilha fica com algumas armas para dar segurança aos 26 acampamentos até 1º de agosto de 2017.
Parte das armas será destruída. Algumas serão fundidas para serem transformadas em três monumentos para preservação da memória do conflito armado.
Exclusivo:
Fernando Morais: Uma tarde com o Comandante Timochenko, o guerrilheiro da Paz.
A celebração acontece na cidade de Mesetas, no departamento de Meta, na Zona Veredal de Transição “Mariana Paez” – o nome homenageia uma das guerrilheiras morta em combate em 2009.
Além do desarmamento, o acordo de paz – firmado em 12 de novembro de 2016 – contempla garantias e compromissos do Estado colombiano para garantir proteção aos ex-combatentes e permitir sua integração à sociedade colombiana.
 
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *