Mundo

O cerco de Moro contra a defesa de Lula, segundo os advogados.


 
Sérgio Moro dificulta trabalho da defesa de Lula.
 
Cristiano Zanin (advogado de defesa de Lula) – estas tratativas ou essas negociações…
Sérgio Moro (juiz) – Está indeferida também…
 
Fábio Tofic (advogado) – tudo que a gente está assistindo, no caso do ex-presidente Lula, já é um reflexo de uma justiça criminal que despreza o réu, despreza o direito de defesa há muitos anos no Brasil. Que oprime aquele que está sentado no banco dos réus, limita o direito de defesa.
 
Sérgio Moro (juiz) – O juiz já decidiu doutor.
 
Paulo Sérgio Pinheiro (professor USP) – no último interrogatório do ex-presidente Lula ficou muito evidente que o juiz virou a voz do Ministério Público. Eu acho isso totalmente aberrante.
 
Cristiano Zanin (advogado de defesa de Lula) – eu gostaria de registar as perguntas…
Sérgio Moro (juiz) – Não. Está indeferido… vá procurar suas perguntas…
Cristiano Zanin (advogado de defesa de Lula) – Eu tenho o direito de fazer as perguntas à testemunha…
Sérgio Moro (juiz) – doutor…
 
Antônio Mariz de Oliveira (jurista) – eu questiono veementemente, acho que advocacia devesse também questionar as suas condições para o exercício do próprio mister de julgar. E dizer o certo e o errado, o justo e o injusto, o lícito e o ilícito.
 
Cristiano Zanin (advogado de defesa de Lula) – eu gostaria de saber se o Ministério Público brasileiro intermediou ou participou dessas tratativas ou desses acordos feitos com órgãos estrangeiros.
Sérgio Moro (juiz) – também está indeferido, doutor…
 
Fábio Tofic (advogado) – o Supremo, me parece, precisa ter uma coragem de enfrentar de uma vez esse problema e fazer cessar essas arbitrariedades que acontecem. Que campeiam principalmente na primeira instância.
 
Cristiano Zanin (advogado de defesa de Lula) – me parece uma regra não isonômica né excelência?
Sérgio Moro (juiz) – tem alguma outra questão doutor pra que a gente possa começar?
Cristiano Zanin (advogado de defesa de Lula) – mas essa questão vossa excelência…
Sérgio Moro (juiz) – está indeferida a sua posição.
Cristiano Zanin (advogado de defesa de Lula) – vossa excelência está indeferindo…
Sérgio Moro (juiz) – estou indeferindo.
 
Pedro Serrano (professor de direito PUC-SP) – mas o que nós estamos vendo, vou usar a palavra de Ferrajoli, é um fenômeno de uma patologia, não é uma mera disfunção. É uma nova forma de autoritarismo ou de despotismo como fala Bobbio.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    À sua teoria do “lawfare” os advogados de Lula ajuntam a prática da vitimização, num claro esforço de nutrir um pedido de apelo ao TRF-4, já que sabem que há provas mais do que suficientes para condenar Lula pelo triplex. Mas procuram, convenientemente, não mencionar nos seus queixumes aos meios amigos as invariáveis tentativas de desqualificação do juízo na mídia, as intervenções de clara provocação nas audiências e as também invariáveis e intermináveis perguntas repetitivas para atrasar o processo. É dever de um advogado fazer tudo pelo seu cliente, e o Dr Zanim o faz -mas depois fica feio ele querer posar de coitadinho quando é repreendido pelo que faz. A maioria esmagadora da população não cai nessa…

  2. Avatar
    Hélcio Queiroz Braga says:

    Quando leio estas notícias, fico me perguntando porque todo o diálogo não é reproduzido? É curiosa a forma como é tratado ou retratado o Juiz Federal Sérgio Moro – juizeco, juiz da roça, juiz de 5ª categoria. Estas denominações me provocam questionamentos, afinal o que seria um juizão, que me parece ser o antônimo de juizeco? O que diferencia um juiz da roça de um juiz da cidade? Por acaso as leis da roça são diferentes das leis da cidade? É importante chamar atenção para o fato de que trata-se de Curitiba, no minimo, uma roça muito sofisticada. Por fim, o que seria um juiz de 1ª categoria? É interessante, mas não li, até agora, uma análise critica das políticas adotadas pelo governo denominado de presidencialismo de coalizão, em especial, sobre as diretrizes estabelecidas e implantadas que fragilizaram a economia brasileira, bem como da aliança estabelecida com notórias forças conservadoras que militam no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *