América⠀Latina

Venezuela: Constituinte abre espaço para revolução cultural, diz Sandino Primera

A campanha eleitoral para eleger a Assembleia Constituinte está nas ruas na Venezuela. O cantor Sandino Primera, um dos candidatos, afirma que o debate na campanha e a própria Constituinte devem abrir caminho para “concretizar o impulso rumo a uma revolução cultural”.
“Precisamos fortalecer a revolução cultural neste país, que tem a ver com a análise e a reflexão deste momento pelo qual passa a Venezuela, e a Constituinte é, definitivamente, o caminho para isto e para a paz”, afirmou Primera, em entrevista à emissora venezuelana VTV.

Sandino Primera, com quadro de Ali ao fundo (Foto: Facebook)


A proposta de Sandino Primera é criar o Ministério do Poder Popular para as Artes, abrangendo todas as expressões artísticas.
“A ideia é reunir todas as propostas e concretizá-las por meio da Constituinte, para sermos mais nacionalistas no sentido da produção daquilo que precisamos, pensar o país, conhecer nossos artistas, criadores em todos os âmbitos”, explicou.
Sandino é membro de uma família de músicos famosa na Venezuela. É um dos quatro filhos do cantor e compositor Ali Primera (1941-1985), ativista político de esquerda conhecido como “cantor do povo venezuelano”.
Seus irmãos Servando e Florentino formaram uma dupla e também são conhecidos. Tocam salsa, pop e rock em espanhol e já foram indicados ao Grammy Latino (2006, na categoria melhor álbum). Seu irmão Juan Simón, além de cantor e compositor, é ativista político.
Segundo o CNE, há 55.314 candidatos inscritos. A Constituinte terá 545 membros.
As cadeiras serão distribuídas da seguinte maneira: 364 constituintes territoriais, 8 indígenas, 173 por setor, (79 representantes de trabalhadores, 8 de camponeses e pescadores, 5 empresários, 28 aposentados, 5 pessoas com deficiência, 24 estudantes e 2 de conselhos comunais).
Assista abaixo ao vídeo que mostra a campanha de coleta de assinaturas para eleição da Constituinte e a formalização da candidatura de Sandino.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *