América⠀Latina

FARC deixam 60% das armas, conforme acordo de paz

As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) depositaram 30% de seu armamento em contêineres nesta terça-feira (13/6), cumprindo uma das etapas do acordo de paz entre guerrilha e governo colombiano. Ao todo, foram já deixadas 60% das armas.
O envio das armas foi acordado em três etapas: a primeira foi em 7 de junho (30%), a segunda hoje (30%) e a terceira na próxima terça-feira (40%).
As armas são deixadas pelos guerrilheiros nos contêineres instalados nas zonas veredales –  como são chamados os acampamentos onde permanecem os guerrilheiros durante a etapa de transição do processo de paz. As Nações Unidas farão registro das armas, e algumas delas serão transformadas em monumentos.
Exclusivo:
Fernando Morais: Uma tarde com o Comandante Timochenko, o guerrilheiro da Paz.
A segunda etapa aconteceu na região de La Elvira, em Cali, com a participação de 305 guerrilheiros. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o vice-presidente Óscar Naranjo, e o ex-presidentes do Uruguai José Mujica e da Espanha Felipe González deveriam estar presentes, mas não conseguiram chegar por conta da chuva.
Assista ao vídeo da emissora colombiana NC Noticias, mídia oficial de comunicação das FARC, que mostra o local onde as armas são deixadas:

Para marcar o recebimento de 60% das armas, a Missão de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) na Colômbia entregou à guerrilha um certificado de cumprimento do acordo.
“Nenhum processo é fácil, muito menos o nosso. Alguns incidentes aconteceram, mas a ONU exerceu um papel importante para solucioná-los”, declarou Rodrigo Londoño, “Timoleón Jiménez”, comandante das FARC, em entrevista coletiva concedida em Oslo, Noruega.
O comandante e outros integrantes das FARC estão na Noruega para participar do Fórum Oslo 2017, encontro que acontece anualmente desde 2003 para reunir especialistas em mediação de conflitos.
Os insurgentes já cumpriram todas as etapas anteriores do acordo, como deixar a selva para seguir para as zonas veredales.
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *