Mundo

Obama, liberte Óscar López Rivera!

IMG_4208“Obama, free Óscar López Rivera!” 
Centenas de pessoas se reuniram em Washington, DC, para pedir a liberdade de Óscar López Rivera. O preso político porto-riquenho foi sentenciado a 55 anos em regime fechado, dos quais já cumpriu mais de 35. Em 1999, o ex-presidente Bill Clinton concedeu clemência a Óscar, que recusou a oferta em solidariedade a outros presos políticos que não haviam sido agraciados com o perdão da pena. Óscar é acusado de conspiração sediciosa devido a seu compromisso com a luta pela independência de Porto Rico.
 

 
Meu nome é José Elias López Rivera. Estamos aqui exigindo a liberdade de meu irmão, Óscar López Rivera que está detido nas prisões dos Estados Unidos por mais de 35 anos e estamos exigindo ao presidente Obama que o libere. Aqui nós temos representantes de distintas vertentes religiosas e políticas, e que estão obviamente apoiando a libertação de Oscar e agora mesmo vão levar 105 mil petições à Casa Branca, logo depois de nós já havermos entregue 109 mil petições através do We The People.
Meu nome é Jan Susler. Sou advogada de Óscar López Rivera, que é um preso político porto-riquenho que cumpriu 35 anos de prisão. Ele está na prisão por conspiração sediciosa, que quer dizer conspirar para que Porto Rico seja independente e livre. Tem uma sentença de 70 anos, bem injusta, e todos os outros acusados como ele saíram por uma comutação de sentença outorgada pelo presidente Clinton em 1999. A Óscar foi oferecida uma comutação se ele cumprisse mais dez anos. Mas porque o presidente não ofereceu a outros companheiros, Óscar decidiu, junto com os demais companheiros e companheira, que ele ficaria [preso] até que a última pessoa saísse. Agora ele é o único. Acaba de cumprir 74 anos de idade, e se o presidente Obama não o libertar, bem, a próxima possibilidade de que ele saia seria quando tenha 80 anos de idade. Óscar tem o apoio de toda a nação porto-riquenha. Ele é um caso de direitos humanos. Porque há pessoas que querem seguir como colônia, há pessoas que preferem ganhar o status de Estado (que nunca vai acontecer), e há pessoas que querem a independência. Todos, todos unidos por Óscar. Mas não é uma questão exclusivamente porto-riquenha, porque há muito apoio internacional – venezuelanos, nicaraguenses, uruguaios, muitas pessoas a nível internacional, até os prêmios Nobel também. Nós temos até o Comitê de Descolonização da ONU, que se declarou a favor da liberdade de Óscar já faz tempo. Nos Estados Unidos, os sindicatos as igrejas, muitos conselhos municipais, como o da cidade de Nova York, além, obviamente, da sociedade civil em Porto Rico. Nós solicitamos ao presidente Obama que deixasse Óscar sair, para que possa viver o resto de sua vida em sua pátria, com sua família, com seu povo. Falta nove dias na administração de Obama. Nos resta pouco tempo. Mas ainda há tempo para que as pessoas postem no Twitter, no Facebook, em todas as redes sociais. É preciso alçar a voz para que as pessoas batam na frente da Casa Branca, no Twitter, no Facebook, por e-mail, para que Obama saiba que onde quer que seja que exista uma injustiça, há pessoas que vão pedir que ele faça o que tem que ser feito, que é deixar que Óscar López Rivera saia da prisão.
 
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Rene da Silva Bastos says:

    Pedir a libertação de Óscar López Rivera parece contraditório com o que se constata com a verdadeira razão de ser e estar no poder do governo Obama. Caso sejamos coerentes, devemos esperar mais companhias a Óscar López Rivera, não sua libertação. Se o que dizem e denunciam dos Estados Unidos da América, sobre sua instrumentalização pelos super ricos, a destruição da democracia, a farsa em nome do Terrorismo de Estado, o roubo das riquezas das nações, a política imperialista e de desrespeito dos direitos humanos, estaremos cínicos pedindo para que pratiquem o oposto, sabedores que isso, caso ocorra, será um teatro amansador da opinião pública. Eu não acredito em mais nada oriundo daquele país. Casos de excelência isolados não justificam mais qualquer admiração por um povo que permite o que está escancarado, demonstrado e nitidamente provado: o golpe jurídico parlamentar brasileiro em sua incipiente democracia foi coisa construída na terra de Uncle Sam sob os olhos, mãos e ouvidos do aclamado Obama, O Belicoso Servil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *