Mundo

Catalunha: Puigdemont propõe dois meses de diálogo com a Espanha

O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, estabeleceu nesta segunda-feira (16) o prazo de dois meses para negociações e evitou responder se havia declarado ou não a independência da Catalunha.
“A prioridade do meu governo é buscar com toda a intensidade a via do diálogo. Queremos dialogar, como fazem as democracias consolidadas, sobre a questão que a maioria do povo catalão demanda, de empreender seu caminho como país independente”, escreveu Puigdemont em uma carta enviada ao governo da Espanha. Clique aqui para acessar.
Puigdemont disse que a intenção do seu governo é “percorrer o caminho de maneira acordada, tanto no tempo como nas formas”.
Veja as reportagens de Fernando Morais, enviado especial à Catalunha, sobre o referendo:
Repressão à Catalunha deixa ferida aberta na Espanha
Catalães foram às urnas pelo direito de decidir
Fernando Morais: “Ninguém sabia era que Madri ia perder tão feio”

Referendo aconteceu apesar da violência policial
“Durante os próximos dois meses, nosso principal objetivo é chamar ao diálogo e que todas aquelas instituições e personalidades internacionais, espanholas e catalãs que expressaram a vontade de abrir caminho para a negociação tenham a oportunidade de explorá-lo. Comprovaremos desta maneira o compromisso, de cada uma das partes, de encontrar uma solução acordada”, acrescenta o documento.
No texto, Puigdemont destaca duas condições para iniciar o diálogo: o fim da repressão contra os separatistas e a convocação de uma reunião para tratar dos primeiros acordos entre os dois lados.
“Não deixemos que a situação piore ainda mais”, consta na carta.
O referendo sobre a independência da Catalunha foi realizado no dia 1º de outubro sob forte repressão policial. Para impedir a separação, o governo espanhol considera a consulta popular ilegal.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Pronto. Como se esperava, Puigdemont arregou. Aquilo era só fachada, e a tal “declaração de independência” mera bravata. Melhor assim para a Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *