América⠀Latina

Chile: Piñera é criticado após piada machista

Como bem disse a Ana Roxo, ao Nocaute, nesta quarta-feira (21/6), é preciso falar de machismo, é preciso falar para os homens.
O empresário, ex-presidente do Chile e atual pré-candidato, Sebastián Piñera, fez uma piada infeliz, em público, sugerindo que os homens abusem sexualmente das mulheres.
“Muito bem, acabam de me sugerir um jogo muito divertido. É muito simples: todas as mulheres se jogam no chão, se fingem de mortas e todos nós nos jogamos sobre elas e fazemos os vivos. O que vocês acham?”, disse Piñera, durante uma atividade de pré-campanha em Linares, cidade de 80 mil habitantes, a 300 quilômetros de Santiago.
Algumas pessoas presentes na atividade riram. Em seguida, o ex-presidente encerrou a atividade e agradeceu a presença de todos. Nas redes sociais, tanto a piada como as risadas foram criticadas.
“Um estupro é a expressão da maior violência contra as mulheres. Fazer piada com isto é nos depreciar e não é aceitável”, declarou a presidente do Chile, Michelle Bachelet.
“Até quando vamos aguentar que a violência seja tema de ‘piadas’. E de um candidato à presidência!!!”, escreveu a ex-líder estudantil e deputada Camila Vallejo.
Beatriz Sánchez, jornalista e pré-candidata, também criticou: “o machismo de Piñera retrata seu olhar ao país”.
Na terça-feira (20/6), Piñera pediu desculpas e disse que o episódio foi aproveitado politicamente. “Me desculpo por uma piada ruim que não afeta meu apreço e meu respeito por todas as mulheres. Lamento o proveito político que isso gerou”.
Esta não é o primeiro comentário machista de Piñera. Em 2011, também causou polêmica quando disse:
“Sabe qual é a diferença entre um político e uma dama? Quando um político disse ‘sim’, quer dizer ‘talvez’. Quando diz ‘talvez’, quer dizer ‘não’. E quando diz ‘não’, não é um bom político. Quando uma dama diz ‘não’, quer dizer ‘talvez’. Quando diz ‘talvez’, quer dizer ‘sim’, e quando diz ‘sim’, ela não é uma dama”.
O comentário de Piñera acontece ao mesmo tempo em que, no Brasil, uma polêmica se deu em torno da apresentadora Maísa, 15 anos, do SBT. No domingo, no Programa Silvio Santos, ela recusou dançar com um rapaz que também participava da atração no palco.
“Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário, e se posiciona, causa espanto. E muita gente se sente no lugar de tentar repreender tal atitude como se me conhecessem, ou se fossem meus pais (…) Estamos aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo? Não, é não!”, escreveu Maísa.
Não deixe de assistir ao vídeo da Ana Roxo desta semana: Mulher não tem que!  

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *