Entre os dias 17 e 21 de julho o canal Curta! Vai exibir uma história incrível: um documentário sobre contrabando para os EUA de 14 mil crianças cubanas, ação organizada e financiada pela CIA e pela Igreja Católica para “salvá-las do comunismo” e impedir que elas fossem levadas à URSS e “transformadas em carne enlatada” para matar a fome dos soviéticos.
No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto.

Neste inédito documentário internacional da Grifa– “Operação Pedro Pan”, dirigido por Kenya Zanatta e Mauricio Dias – vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. O documentário ouve também os parentes dos “Pedro Pan” que permaneceram em Cuba sem jamais rever as crianças. Além disso, entrevistas com especialistas norte-americanos e cubanos e imagens de arquivo da época traçam o contexto histórico em que ocorreu esse dramático e pouco conhecido episódio da Guerra Fria na América Latina.
