América⠀Latina

Cuba está perto de declarar vitória contra a Covid-19

Cuba está perto de declarar vitória contra a Covid-19
Foto: Alexandre Meneghini/Reuters.

O país que tem um forte sistema de saúde, considerado um dos maiores feitos do governo comunista, enfrentou a epidemia de frente e está pronto para declarar que o coronavírus está abolido da ilha. Cuba adotou medidas enérgicas de confinamento ao invés de simplesmente implorar as pessoas para ficar em casa. Leia a íntegra da reportagem assinada por Nelson Acosta e Sarah Marsh, da Reuters, publicada no site da Folha de S.Paulo.

Nelson Acosta e Sarah Marsh

Reina Paula, vendedora no supermercado La Epoca, em Havana, disse que no mesmo dia em que um trabalhador recebeu diagnóstico de coronavírus as autoridades locais mandaram o restante da equipe do comércio em uma frota de veículos para instalações de isolamento, onde passaram por testes.

Provedores de saúde localizaram parentes e os puseram em quarentena, enquanto canais de notícias do Estado pediam publicamente a qualquer pessoa que teve contato próximo com eles que se apresentasse para evitar a disseminação do vírus.

“Eles seguiram as medidas clínicas como um relógio suíço”, afirmou Paula, em casa depois de se recuperar da pior fase da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Aqueles cujos exames deram positivo foram transferidos para um hospital, onde receberam antivirais e reforçadores do sistema imunológico, enquanto os outros foram mandados para duas semanas de quarentena em casa.

A história de Paula ilustra a abordagem rigorosa adotada por Cuba para conter o surto de coronavírus —auxiliada pelo sistema de saúde universal, preventivo e bem equipado do país, além da centralização e do uso de coerção.

A reação bem-sucedida foi politicamente vital para o Partido Comunista, que governa Cuba. O forte sistema de saúde do país é considerado uma de suas maiores realizações, mesmo que tenha falhado no desenvolvimento econômico, em parte devido ao embargo comercial dos Estados Unidos.

Os novos casos caíram para menos de dez por dia em média, contra um pico de aproximadamente 50, e dois terços da ilha estão livres do vírus, segundo dados oficiais.

Segunda-feira (8) foi o nono dia consecutivo sem mortes por Covid-19, enquanto a doença altamente contagiosa continua devastando as Américas.

“Podemos estar perto do fim da pandemia e de entrar na fase de recuperação da Covid”, disse o dirigente da ilha, Miguel Díaz-Canel, no último fim de semana.

Assim como muitos países, Cuba fechou suas fronteiras e escolas no início do surto e pediu que os cubanos praticassem o distanciamento social, embora isso fosse complicado devido às longas filas diante de lojas devido à crescente escassez de produtos.

Mas Cuba rapidamente tornou obrigatório o uso de máscaras e pôs em quarentena um grande número de pessoas, em vez de apenas lhes dizer para ficar em casa.

Desobedecer as medidas da pandemia significava uma multa ou até pena de prisão. E o Estado cubano usou seu monopólio da mídia tradicional para transmitir os julgamentos por essas infrações, para dar o exemplo e educar os cidadãos sobre o vírus.

O governo também enviou dezenas de milhares de médicos de família, enfermeiros e estudantes de medicina para residências de todo o país para realizar testes, salientando a força do sistema de saúde, enquanto os recursos escassos nas últimas décadas causaram a decadência dos hospitais e a frequente falta de medicamentos.

O principal epidemiologista cubano, Francisco Duran, disse que a detecção precoce, a hospitalização e a aplicação de tratamentos experimentais —muitos deles desenvolvidos pelo setor de biotecnologia do país— ajudaram a reduzir a taxa de letalidade da Covid-19.

Com uma população de 11 milhões de pessoas, Cuba relatou 2.200 casos e 83 mortes. Isso significa 0,73 mortes por 100 mil habitantes, segundo cálculo da Universidade Johns Hopkins, ligeiramente acima da Costa Rica, com 0,20 por 100 mil, mas muito longe dos 17,4 do Brasil.

O sucesso foi celebrado pelos cidadãos. “Mais uma vez, nosso país mostrou que, apesar das dificuldades, sempre consegue controlar uma epidemia”, disse Marina Rodriguez, moradora de Havana.

Notícias relacionadas