América⠀Latina

Depois de quatro décadas, Cuba recria o cargo de Primeiro Ministro.

Extinto pela Constituição de 1975, o cargo de primeiro-ministro de Cuba foi recriado na nova constituição cubana, aprovada em meados deste ano. O nome escolhido pelo presidente Miguel Díaz-Canel foi o de Manuel Marrero Cruz (foto), atual Ministro do Turismo de Cuba. O posto havia sido ocupado pelo comandante Fidel Castro de 1959 até 1976.

O presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, propôs à Assembleia Nacional do Poder Popular, nomear Manuel Marrero Cruz, atual Ministro do Turismo para o cargo de Primeiro Ministro.

Manuel Marrero Cruz, é ministro do Turismo de Cuba há 16 anos, tendo sido nomeado para o cargo pelo falecido presidente, comandante Fidel Castro. Deputado à Assembleia Nacional, Marrero tem 56 anos, é arquiteto e foi um dos responsáveis pelo impulso dado pelo turismo à economia cubana, que sofreu forte abalo com o fim da União Soviética.

Em 1999 Marrero foi promovido a primeiro vice-presidente do Grupo de Turismo Gaviota, estatal, e, um ano depois, a seu presidente. Segundo o Granma, órgão oficial do PC cubano, “ao longo de sua carreira, ele se caracterizou por sua modéstia, honestidade, capacidade de trabalhar, sensibilidade política e lealdade ao Partido e à Revolução”. Marrero liderou de maneira destacada o setor de Turismo, uma das principais linhas de desenvolvimento da economia nacional, adquirindo uma rica experiência em negociações com parceiros estrangeiros.

Junto com o nome de Marrero, a Assembleia Nacional do Poder Popular aprovou também sete vice-primeiros ministros: Comandante Ramiro Valdés Menéndez, Roberto Morales Ojeda, Inés María Chapman, Jorge Luis Tapia Fonseca, Alejandro Gil Fernández, Ricardo Cabrisas Ruiz e José Amado Cabrera Guerra.

Notícias relacionadas